reforma politica banner site 2015

Diga não à terceirização

banner site 720 dilemas

Começa nesta quinta-feira a II Conferência Nacional de Cultura

Grandes discussões sobre cultura estão sendo esperadas para a II Conferência Nacional de Educação, que acontece a  partir desta quinta (11),em  Brasília . Artistas, produtores, investidores, gestores e representantes da sociedade de todo Brasil estarão reunidos com o objetivo de debater, aperfeiçoar e formular políticas públicas da área. O evento vai até o próximo domingo.

Presenças ilustres

A cerimônia de abertura, que acontece no Teatro Nacional Cláudio Santoro, a partir das 19h, contará com a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira que receberá o presidente da República em exercício, José Alencar, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, entre outros ministros de Estado e secretários Estaduais e Municipais de Cultura.

Segundo o ministro Juca Ferreira, eventos como a Conferência provam como é positivo e essencial que a sociedade tome cada vez mais iniciativas, uma vez que o papel do Estado é criar as condições para seu o acesso.

Fortalecimento da cultura brasileira


Os debates da Conferência contribuirão para a construção de um marco regulatório da Cultura, fundamental para o fortalecimento da área no País. Outras áreas estratégicas como Educação, Saúde e, mais recentemente, Assistência Social, já possuem seus marcos regulatórios.

Na Cultura, estão em tramitação no Congresso Nacional o Sistema Nacional de Cultura (SNC), o Plano Nacional de Cultura (PNC) e a PEC 150/2003, que vincula à Cultura 2% da receita federal, 1,5% das estaduais e 1% das municipais. Durante o encontro, também serão avaliados os resultados da I Conferência, realizada há cinco anos.

Os debates seguirão cinco eixos temáticos: Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cultura, Cidade e Cidadania; Cultura e Desenvolvimento Sustentável; Cultura e Economia Criativa; Gestão e Institucionalidade da Cultura.

Mobilização

Foram eleitos 743 delegados e delegadas de todo País durante as etapas municipais,  estaduais; pré-conferências setoriais; conferência virtual e conferências livres como forma de mobilizar os setores culturais para esta plenária nacional.

No total, foram realizadas 143 pré-conferências setoriais, com 3.193 inscritos como candidatos a delegado. Além de deliberar, esses encontros têm o objetivo de estimular a criação e o fortalecimento de redes de agentes e instituições culturais do País, para dar prosseguimento, em caráter permanente, às discussões e articulações.

Atrações

A programação cultural do evento oferece uma incrível variedade de manifestações artísticas. Haverá desde espetáculos teatrais e exposições fotográficas até oficinas de dança e literatura. E, para quem gosta de um pouco mais de agitação, não faltarão bandas e DJs para animar os cinco dias de evento.

Em sua primeira edição, em 2005, a conferência  mobilizou 1.192 municípios, o que representou 21,42% do total das cidades brasileiras.

Nesta segunda edição, nas etapas municipais e estaduais, observou-se um significativo avanço no processo participativo, uma vez que, de agosto a outubro de 2009, aconteceram 3.071 reuniões, ou seja, mais da metade do total dos municípios do País estiveram envolvidos.

Da Redação com agências


Jornal Olho Crítico

jornal olho critico no 07 fevereiro 2015

Revista Visão Classista

VisaoClassista18Capa

Revista Mulher de Classe

Revista mulher classe n5 2015 03

Revista Rebele-se

revista-rebele-se-N1-junho-2014