Sidebar

26
Dom, Maio

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A Casa Manga com Leite, que se autodefine como “um espaço para debater as coisas da vida” convida as pessoas interessadas em compreender a conjuntura pela qual o país passa para a palestra “A Luta pela Verdadeira Abolição”, nesta terça-feira (15), às 18h30. O debate faz parte do evento Casa da Prosa.

“A Lei Áurea trouxe a liberdade em 13 de maio de 1888, mas no dia seguinte deixou os seres humanos escravizados ao deus-dará, sem trabalho, sem terra, sem moradia, sem nenhuma indenização”, afirma Santa Alves, secretária de Combate ao Racismo da CTB-DF.

ctb df santa alves casa manga com leite

Ela, que também é presidenta da União dos Negros pela Igualdade (Unegro), é uma das palestrantes do evento. As outras pessoas são Maria da Conceição Silva, da Unegro e o jornalista João Negrão.

“O nosso debate é para refletirmos sobre os reflexos dessa Abolição inconclusa na atualidade, onde a população afrodescendente vive marginalizada pelo mercado do trabalho, na educação, na saúde e em todos os âmbitos da sociedade”, acentua Alves.

Ela complementa afirmando ainda que “nós mulheres somos as mais prejudicadas no mercado de trabalho, ganhamos menos que os homens, somos demitidas após ter filho e as últimas a conseguir emprego. As mulheres negras vivem em situação ainda mais degradante”.

Por isso, a presença de todas e todos nesse debate “é essencial para encontrarmos soluções para essas questões que em pleno século 21 impedem que a maioria da população brasileira tenha as mesmas possibilidades de vida que a minoria”, conclui Alves.

Marcos Aurélio Ruy – Portal CTB

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.