Sidebar

17
Qui, Jan

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O eleitor baiano é a favor da realização de uma nova eleição para a Presidência da República. Esta é a opinião de 85% dos entrevistados pela CTB Bahia durante uma pesquisa realizada em Salvador. Apenas 15% dos opinantes disseram não querer um novo pleito.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria o candidato escolhido por 49,6% dos eleitores que disseram querer uma nova eleição, a presidente Dilma tem a preferência de 18,4% deste público e 19,6% responderam que anulariam o voto.

Para o presidente da CTB Bahia, Aurino Pedreira, o resultado mostra a importância de devolver o poder de decisão ao povo. “O que percebemos é que há uma insatisfação com a crise política que está ai, mas, ao mesmo tempo, há uma aprovação e um desejo de continuidade do projeto iniciado em 2003, uma vez que 68% dos que querem novas eleições votariam em Lula ou Dilma. É a aprovação do projeto eleito em 2014”, ressalta.

1 bahia plebiscito2

A pesquisa foi realizada pela CTB Bahia com 408 pessoas em três momentos diferentes. Na abertura da Conferência dos Bancários, no dia 9 de julho; durante o curso de formação de lideranças da Federação dos Trabalhadores em Agricultura, no dia 15, e durante uma ação na Praça da Piedade, no Centro de Salvador, na quinta-feira (14/7).

A decisão da CTB nacional de realizar a pesquisa se deu a partir do resultado de pesquisas que comprovam que a proposta de realização de um plebiscito tem amplo acolhimento na sociedade.

Consulta pública realizada através do portal do Senado Federal em maio deste ano revelou que 85% dos que responderam à enquete desejam a realização de novas eleições presidenciais em outubro deste ano. Já a pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos, entre os dias 2 e 13 de junho, mostrou que 89% dos brasileiros consideram que o Brasil está no rumo errado.

Por Eliane Costa CTB-BA

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.