Sidebar

21
Qui, Mar

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A onda de ataque aos bancos públicos chegou ao BNB. A direção da empresa acaba de anunciar o fechamento de 19 agências, sendo uma em Sergipe, na cidade de Itabaiana e cinco na Bahia - duas em Salvador, uma em Feira de Santana, Vitória da Conquista e Juazeiro. Para protestar contra mais este desmando do governo ilegítimo de Michel Temer, os bancários convocaram um Dia de Luta para a próxima sexta-feira (20/1), quando farão manifestações nas agências para denunciar a política de enfraquecimento das empresas públicas em curso no país.

A sociedade nordestina ficou espantada com a informação, pois a atitude rompe com o crescimento que o banco vinha tendo nesses últimos anos. na busca de cumprir com seu papel de fomentador do desenvolvimento regional. Em 2006, o BNB tinha 180 agências, aplicava perto de R$ 7,3 bilhões e contava com 5.161 funcionários. Já em 2015, contava com 303 unidades, aplicava R$ 24,1 bilhões, com 7.231 funcionários. Um incremento de 68,3% do número de agências e de 231% das aplicações, notadamente entre os micros, pequenos e médios produtores da região. O que representou um grande desenvolvimento da região Nordeste e norte do Espírito Santo e Minas Gerais.

Mas, o governo Temer não se preocupa com isso. Para o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, o objetivo é mesmo desmontar os bancos públicos para favorecer os interesses do setor financeiro. “Eles não têm preocupação com os mais pobres e, por isso, vão atacar as conquistas que obtivemos nos últimos 13 anos. Não vamos aceitar calados”, criticou.

A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe orienta que todos os sindicatos realizem manifestações nas agências do BNB e informem à população os perigos do fechamento de unidades do banco.

Confira as agências que serão desativadas na Bahia:

Salvador – Liberdade

Salvador – Cajazeiras

Feira de Santana – Maria Quitéria

Juazeiro – Adolfo Viana

Portal CTB com bancários da Bahia e Sergipe

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.