Sidebar

21
Ter, Maio

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A Central dos Tra

balhadores e Trabalhadoras do Brasil (Pará) lançou, nesta quarta-feira (18), a cartilha “A mulher no mundo do trabalho”, direcionada para as mulheres trabalhadoras. A cartilha aborda os avanços da mulher no mercado de trabalho, a pobreza tem rosto feminino, que faz uma referência a dupla jornada de trabalho, o assédio moral, a luta das mulheres, e ação sindical.

Segundo Marcela Nogueira, dirigente da CTB/PA, a lançamento da cartilha reforça situações vivenciadas pelas mulheres no dia-a-dia. “A cartilha é um instrumento de esclarecimento para as mulheres trabalhadoras conhecerem seus direitos. Como proceder, por exemplo, em casos de assédio moral, são temáticas mostradas na cartilha que refletem em todas as mulheres trabalhadoras”, sintetiza.

O coordenador regional do Dieese/PA (Departamento de Estatísticas e Estudos Sócioeconômicos), Roberto Sena fez palestra durante o lançamento da cartilha do tema “A mulher paraense no mercado de trabalho”.  De acordo com Sena, apesar dos avanços na qualificação das mulheres, que em sua maioria possui nível superior, em termos salariais o homem continua ganhando mais. “Temos estudos que comprovam que a mulher que ocupa o mesmo cargo que o homem recebe cerca de 30% a menos que este homem”, ressaltou.

O evento teve expressiva presença de lideranças sindicais, populares e do movimento das mulheres. O presidente da CTB Pará Marcão Fonteles informou do compromisso da CTB na luta pela emancipação das mulheres no rumo do socialismo. O coordenador regional do Dieese também mostrou que somente no estado do Pará, mais de 600 mil mulheres são chefes de domicilio, isto é, exercem o papel de pai e mãe dentro do lar.

José Marcos de Lima Araujo

 

pdf  Clique aqui para baixar "A mulher no mundo do trabalho" (1.69 MB)

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.