Sidebar

25
Seg, Mar

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times


A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), seção Pará, em parceria com o CES (Centro de Estudos Sociais), realizou  o Curso de Formação Sindical, em Belém. O evento ocorrido nos dias 19, 20 e 21 de junho, foi direcionado para capacitar os dirigentes e militantes do movimento sindical dos Estados do Pará e do Amapá.




Com palestras ministradas por Augusto Petta, professor e coordenador Técnico dos CES de São Paulo, Celina Âreas, diretora de formação e cultura da CTB e CONTEE-MG e; Márcia Silva, engenheira civil, socióloga e doutoranda em Serviço Social na UFRJ, os três dias de cursos abordaram os temas as concepções sindicais, transformações no mundo do trabalho, história do movimento sindical brasileiro e como fazer análise de conjuntura.


Na visão do diretor da CTB/PA, Dom Jair, os temas debatidos forneceram, aos participantes, conhecimentos de como utilizar o planejamento e estratégias como ferramentas de combate à exploração da classe trabalhadora. “O sindicalista precisa estar antenado com a realidade para saber conduzir as lutas, principalmente em tempos de crise”, destacou.

No evento, participaram mais de duas dezenas de categorias, com destaque para os trabalhadores na área de educação, do funcionalismo público e dos vigilantes, além dos diretores da CTB do Pará e do Amapá, dirigentes de 16 sindicatos, 2 federações (petroleiros e vigilantes) e 2 associações profissionais.

“A realização deste curso demonstra para nós trabalhadores que as crises e contradições próprias do capitalismo levam inevitavelmente a sua destruição. E que a fo rça capaz de fazer esta virada histórica, é a luta da classe operária”, sintetiza a participante Márcia Pinheiro, liderança popular em Belém (PA).

O curso que teve sucesso absoluto registrou a presença de 86 participantes, ultrapassando a meta de 70. Dos participantes, 28 mulheres estiveram presentes com percentual de 32,5% de gênero. Ao mesmo tempo, foram muitas as intervenções e perguntas que enriqueceram as aulas ministradas. No encerramento, todos os participantes receberam certificados.

TEXTO: ISA AUNOUR/DOM JAIR/ÉRICO



0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.