Sidebar

19
Sex, Jul

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

di_reducao_jornada_para_2010_03_23_aA Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/Pará) participou da IV Jornada Nacional de Debates, realizada no dia 23 de Março de 2010, no auditório do sindicato dos professores - SINPRO, em Belém. O evento promovido pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE) e Centrais Sindicais agregou sindicalistas de todas as centrais dos trabalhadores.

"As negociações coletivas em 2010: recuperação salarial e redução da jornada de trabalho" foi o tema proposto na jornada. "Precisamos entender que o discurso patronal sobre a falta de mão de obra qualificada no mercado não é real, uma vez que 60% dos trabalhadores são demitidos antes de completarem seis meses de vínculo empregatício", frisou o palestrante, Luis Moura, técnico do DIEESE, em Aracaju.

De acordo com o DIEESE a proposta de redução da jornada das atuais 44 horas semanais para 40 horas, tem potencial para gerar mais de 2 milhões de postos de trabalho. Segundo o pesquisador, Roberto Sena, somente no Pará o impacto imediato seria a geração de diversos empregos.  "Com a redução da jornada, teríamos 70 mil novos postos de trabalhos, para um Estado que precisa de pelo menos 300 mil novos para erradicar o desemprego", sintetiza.

Por Isa Arnour, do Sindmar Pará

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.