Sidebar

20
Sáb, Jul

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Muita unidade marcou a realização do 4º Congresso Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Pará, na sexta-feira (21), no auditório da UEPA CCSE (TV. Djalma Dutra, Telégrafo, em Belém), com cerca de 150 Delegados e, representando cerca de 30 sindicatos da capital e do interior, com a presença do dirigente nacional da CTB Eduardo Navarro.

Os trabalhadores e trabalhadoras debateram a situação internacional, nacional e regional e a organização para enfrentar a luta em curso, ao final elegeram uma nova direção para o mandato de 2017 a 2021.

O novo presidente da CTB-PA é o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Pará (Sintepp-PA), Cleber Rezende e tendo como vices-presidentes os sindicalistas Darlei Pinheiro (Sindicato dos Marítimos), Thiago Barbosa (Educação), Lucileide Mafra (Federação das Trabalhadoras Domésticas) e Francisco de Assis (Urbanitários). Além de diretores, homens e mulheres das diversas categorias representadas na CTB, como Marcela Pereira, do STTR de Tucumã (PA) que assume a diretoria de trabalhadores rurais e Deusarina, do Sindicato dos Rodoviários do Pará, nova dirigente de mulheres classistas.

O 4º Congresso mostrou o crescimento da central no estado do Pará, como no restante do país. É a mais importante central do setor de trabalhadores do serviço público, dos rodoviários e das trabalhadoras e trabalhadores domésticos e com importante presença na educação, setor elétrico, químicos, construção civil. E presença destacada em áreas estratégicas no estado como Barcarena e Sul/Sudeste do Pará.

A emoção foi outra tônica do Congresso, com a homenagem ao trabalhador Ilson Ferreira, do Sindicato da Domesticas do Pará e dirigente da CTB-PA, que faleceu em 2016, sendo aprovado que o 4º Congresso da CTB-PA seja denominado de Congresso Ilson Ferreira.

Outra homenagem foi realizada com a aprovação do nome do companheiro Moacir Martins, para presidente de honra do 4º Congresso. Martins é liderança da construção civil e encontra-se bastante adoentado.

O Congresso encerrou às 18h30 com importante ato de encerramento e posse da nova diretoria, com a presença de representantes da CUT (Martinho Souza), Intersindical (Conceição Holanda), Sinjor (Roberta Vila Nova), UBM (Sandra Batista), Fundação Mauricio Grabois (Edval Bernardino), UNE (Hebert), UBES (Rafael Santos), PCdoB (Jorge Panzera) e da Assembleia Legislativa do Pará (Lelio Costa).

A confraternização dos delegados e delegadas aconteceu na sede do Quem São Eles, com muito samba e pagode, alegria e disposição de lutas.

O novo presidente saúda os congressistas

“Com a realização do 4º Congresso Estadual da CTB-PA nos dia 21 e 22, com 150 delegados/as, onde atualizamos nossa plataforma e plano de lutas, debatemos a conjuntura política adversa a classe trabalhadora, definimos intensificar as lutas contras as reformas da previdência e trabalhista e elegemos a nova direção da Central classista para a gestão 2017/2021, cabendo a minha pessoa a tarefa de presidir a Central no novo período.

Assim, aproveito para agradecer a confiança e para renovar o compromisso da continuidade do trabalho pelo crescimento e consolidação da CTB/PA no chamado mundo do trabalho paraense, buscando consolidar uma gestão coletiva e de relações amplas com as demais centrais sindicais, os movimentos sindicais e sociais e com os partidos e parlamentares progressistas para enfrentar este cenário de crise econômica e política.

Vamos juntos lutar pela retomada da ordem democrática no Brasil e para um novo ciclo de desenvolvimento nacional e de geração de empregos e distribuição de renda”.

                           Cleber Rezende - presidente estadual da CTB-PA

Fonte: CTB- PA

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.