Sidebar

12
Qua, Dez

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Começa hoje, em Brasília,  a 21ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, Entidades e Movimentos Sociais e Populares, realizada peloConselho Nacional de Saúde (CNS). 

Mais de mil participantes devem participar do evento, que vai debater os rumos do Sistema Único de Saúde no Brasil (SUS) e a 16ª Conferência Nacional de Saúde, agendada para 2019. 

A secretária de Saúde e Segurança no Trabalho da CTB, Elgiane Lago, representa a central no encontro que se encerra na quinta (5). 

A plenária acontecerá dentro da programação da Semana da Saúde 2018, uma grande mobilização nacional com ações marcadas para ocorrer entre 2 e 8 de abril com o objetivo de valorizar o SUS e fortalecer a luta contra os retrocessos recentes nas políticas de saúde. Será um momento de luta e de celebração ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril.

A atividade será preparatória para 16ª Conferência Nacional de Saúde, que vai trazer o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. As despesas com passagem e hospedagem devem ser custeadas por suas respectivas entidades.

A 16ª Conferência terá como tema “8ª + 8 = 16ª”, uma referência à 8ª Conferência, realizada em 1986 e considerada um marco na história das conferências, conformando as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira de 1988, que consolidou o SUS.

PROGRAMAÇÃO 21ª Plenária

No dia 4, às 17h, acontecerá um ato conjunto da plenária com a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos SUS, com debate e sensibilização de parlamentares no Hotel Nacional, em Brasília.

Na manhã do dia 5 de abril, haverá um ato em Brasília para entregar no Supremo Tribunal Federal (STF) o abaixo-assinado em apoio à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5.658, que tem como objetivo vetar a Emenda Constitucional 95/2016, que congela os investimentos em saúde pelos próximos 20 anos e já está em vigor desde o início de 2018.

Portal CTB com o site SUS Conecta - Fotos: Ruth de Souza

0
0
0
s2sdefault