Sidebar

11
Ter, Dez

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

"A defesa da proteção social dos direitos da classe trabalhadora e de um projeto nacional, com retomada do crescimento e valorização do trabalho, serão o fio condutor das lutas em 2018", afirmou o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, durante reunião das centrais (CUT, UGT, Força Sindical) com o Dieese, nesta sexta-feira (3), ao refletir sobre o processo de mudança que vive o Brasil, após a implementação do projeto retrógrado liderado por Michel Temer.

Centrais e Dieese debatem caminhos para enfrentar mudança estrutural e a luta em 2018

O dirigente externou a importância da realização desta reunião para pensar a conjuntura e problematizar o processo de mudança estrutural que vive o Brasil hoje. "A CTB tem debatido, cotidianamente, a nova realidade. E esse movimento deve ser geral. Pensar nossa estrutura, agendas, lutas, associadas à pauta política", destacou.

Para o dirigente, para vencer os atuais desafios é preciso "fortalecer nossa política e proteger nossa base". Organização e resistência serão fundamentais. 

Com encaminhamento, ficou agendada nova reunião para o dia 9 de março, no Dieese. Também foi criado um Grupo de Trabalho para pensar sobre as questões discutidas na reunião e avançar, criticamente, nas ideias propostas pelas centrais.

Desemprego

As centrais também problematizaram os números alarmantes do desemprego e a desaceleração da economia. "São nós que precisam ser desatados. Além do desemprego alarmante, tem o avanço da tecnologia, que com sua modernização, tem desempregado muito. Há em curso um duplo desafio, gerar emprego e garantir que a força de trabalho existente não seja excluída do processo de modernização", destacou Adilson.

Defesa do movimento sindical

Ao refletirem sobre os ataques ao movimento sindical, o Fórum das Centrais indicou que se manterá firme na luta em curso. "Já mostramos que não estamos mortos e nem desorganizados. A luta continua dentro e fora dos sindicatos".

Portal CTB

0
0
0
s2sdefault