Sidebar

15
Sáb, Dez

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Para fortalecer a comunicação sindical e estreitar laços com as entidades parceiras, a CTB nacional realiza nesta sexta (27) e sábado (28), na sede do Sintaema, em São Paulo, o seu Encontro Regional Sudeste de Comunicação.

Confira a convocatória para o encontro e a programação completa do Encontro Regional Sudeste de Comunicação.

O evento idealizado e organizado pela Secretaria de Imprensa e Comunicação da CTB vai debater a importância da imprensa sindical e suas possibilidades de crescimento, articulação e protagonismo no cenário nacional.

Os desafios são muitos. Além de aperfeiçoar a comunicação entre as próprias entidades, é fundamental transpor o próprio segmento e ampliar o alcance do repertório sindical.

"Para dar conta desta proposta", diz Raimunda Gomes (Doquinha), secretária de Comunicação, "é preciso pensar de forma integrada nossas ferramentas (site, jornal, revistas, design, publicidade, redes sociais e estudos técnicos), tendo como lastro um projeto consistente e voltado aos objetivos da luta da CTB e de nossas entidades".

Um primeiro passo para articular este movimento e expandir os horizontes é a criação de uma rede de comunicação envolvendo todas as equipes de imprensa das entidades filiadas, que será um dos temas discutidos no encontro.

“O desafio para se construir um projeto de comunicação do tamanho do país não deve perder de vista que esse eixo é fundamental para a consolidação do movimento sindical, já que é ele o tradutor das lutas e a principal ponte entre as entidades e a classe trabalhadora”, afirma Doquinha.

Conteúdo de classe

Para o presidente licenciado da CTB, Adilson Araújo, desenvolver uma rede nacional de comunicação é uma tarefa audaciosa e necessária, e vem se somar a outras iniciativas da central nesta área, como a criação do jornal impresso Olho Crítico, a intensificação do uso das redes sociais e o lançamento do diário digital Jornal da CTB. 

"A tarefa frente à ofensiva neoliberal é concentrar esforços numa proposta de comunicação de abrangência nacional, um sistema de comunicação integrado e eficiente", diz Adilson, lembrando que isso demanda parceria com as entidades e profissionais da área da comunicação. 

"Construir uma comunicação com conteúdo de classe em contraposição à ideologia do mercado é nossa meta", enfatiza. Na conjuntura brasileira recente, a mídia tradicional e hegemônica tem sido uma ferramenta estratégica da direita para manipular e impor versões sobre fatos. 

"Há dois anos o Brasil vive com medidas de um Estado de exceção, marcado por um rompimento democrático, uma inserção subalterna na esfera geopolítica, uma desenfreada desnacionalização da sua economia e reformas que desvalorizam o trabalho", analisa o presidente em exercício da CTB, Divanilton Pereira. 

Para o dirigente, o "monolítico sistema de comunicação" manipula a opinião pública, sendo a classe trabalhadora a maior vítima. "A nossa comunicação precisa ter foco e conteúdo polítizante, além de otimizar estruturas em torno de um sistema de comunicação classista e integrado˜, afirma.

Oficina 

O evento irá promover este amplo debate e reunirá secretários de Comunicação e assessores de entidades parceiras dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais.

O jornalista e assessor da CTB, Umberto Martins, autor do livro O golpe do capital contra o trabalho, fará uma exposição de conjuntura, seguido de um debate.

Doquinha abre a segunda atividade da tarde, com a intervenção A importância da comunicação sindical na disputa política e o projeto da Rede de Comunicadores da CTB, e abertura de debate com os secretários estaduais de Comunicação.

No sábado de manhã haverá uma oficina sobre organização da Rede de Comunicadores da CTB com a pesquisadora de ativismo e democracia no ambiente digital, Maurília Gomes, que é doutoranda em Ciências da Comunicação na UBI/Portugal.

Confira em link nesta página a programação completa.

Serviço:

Encontro Regional Sudeste de Comunicação

Data: 27 e 28 de julho de 2018

Local: Sindicato dos trabalhadores em água, esgoto e meio ambiente do estado de São Paulo - SINTAEMA – Avenida Tiradentes, 1323, São Paulo | SP

01102-050
Como chegar: Linha 1 (Azul) do Metrô - Estação Armênia

Confira os horários na programação 

Portal CTB

0
0
0
s2sdefault