Sidebar

10
Seg, Dez

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), declarou nesta quarta-feira que o Bolsa Família não é um “bom programa social” por não ter mecanismos que permitam a independência de seus beneficiários. Aventado entre os possíveis candidatos à Presidência da República nas eleições de outubro, Maia disse que o programa implementado no governo do ex-presidente Lula “escraviza” as pessoas.

“Criar um programa para escravizar as pessoas não é um bom programa social. O programa bom é onde você inclui a pessoa e dá condições para que ela volte à sociedade e possa, com suas próprias pernas, conseguir um emprego”, disse o parlamentar, numa declaração um tanto contraditória, durante discurso no Brazil Institute do Wilson Center, em Washington, Estados Unidos.

Em entrevista depois do evento, Maia disse que o Bolsa Família gera “dependência” por não criar uma “porta de saída” aos beneficiários. “Essa dependência atrela as pessoas ao Estado”, afirmou. “Como é que você dá condições para o cidadão pobre brasileiro, que depende do Bolsa Família? Que o filho dele tenha uma condição de escolaridade, uma condição de saúde, cursos profissionalizantes para que ele possa sair da dependência e possa gerar sua própria renda”, enumerou.

O presidente da Câmara admitiu que poderá disputar a sucessão de Michel Temer (MDB) caso obtenha números mais elevados nas pesquisas sobre intenção de voto. “Hoje não, eu tenho 1% nas pesquisas. No dia em que eu tiver 7%, as coisas melhoram muito”.

‘Protagonismo excessivo’ do Judiciário

Nesta terça-feira, durante sua passagem por Washington, Rodrigo Maia criticou o que classifica como “protagonismo excessivo” do Poder Judiciário e afirmou que a suspensão da nomeação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) para o Ministério do Trabalho pode afetar a votação da reforma da Previdência. “Acho que isso está desorganizando o Brasil”, disse Maia.

De Brasília,  Portal CTB ( com Agências)

0
0
0
s2sdefault