Rurais
Ferramentas
Tipografia

A Federação dos Trabalhadores em Agricultura (Fetag) e os coordenadores das Regionais Sindicais, que estiveram reunidos nos dias 11 e 12 de abril, definiram um calendário com mais de 20 pontos de manifestações contra a reformas da Previdência Social a partir do dia 25 de maio, onde inicia com a Regional Médio e Alto Uruguai com mobilização em Frederico Westphalen. O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, conta que as ações contra a Reforma da Previdência e Trabalhista seguem por todo o Estado e em Brasília.

Joel enfatiza a necessidade das mobilizações focarem muito forte a questão da previdência para que se possa sensibilizar os deputados que discutirão na próxima semana o parecer do relator da PEC 287/16 e que no começo irá à votação. O dirigente adianta que a FETAG fez uma avaliação positiva desta leitura em relação ao que o governo estava pensando e agora o que foi apresentado pelo relator.

“Melhorou e muito, por exemplo em relação à idade e acumular a pensão com o benefício. Por outro lado, tem dois pontos que ainda atingem muito forte os rurais e que está muito longe do que queremos./ Somos contrários em aumentar dois anos na idade para as mulheres, isto é, que sejam mantidos os 55 anos, já que os homens permanecerão com 60 anos; e a mudança na forma de contribuição, que o governo insiste que seja individual, enquanto nós lutaremos pela comercialização da produção”, completa Joel.

O cronograma dos atos é o seguinte:

Dia 25 – Frederico Westphalen (Regionais Médio e Alto Uruguai, Três Passos e Santa Rosa)
Dia 26 – São Sepé (Regionais Santa Maria e Quarta Colônia)
Dia 28 – Três Cachoeiras (Regional Litoral)
Dia 28 – Porto Xavier/São Nicolau/Roque/Santo Ângelo (Regional Missões II)
Dia 28 – Tapejara/Marau/Pontão/Mormaço e Serafina Corrêa (Regional Passo Fundo)
Dia 28 – Caxias do Sul/Farroupilha/Nova Bassano e Antônio Prado (Regional Serra)
Dia 28 – Dois Lajeados (Trevo) – (Regional Serra do Alto Taquari)
Dia 28 – Piratini (Regional Sul).

Fonte: Fetag

Conferência Nacional

banner cndr 2015