24
Dom, Set

Rurais
Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Sérgio de Miranda é o novo secretário de Finanças da CTB. Secretário de Políticas Agrícola e Agrária nas gestões anteriores, o dirigente assume a pasta de finanças num momento de alta complexidade, agravado pelo crise econômica e política e um cenário de ataques ao movimento sindical.

Ciente do tamanho do desafio, Sérgio afirma que não possuí receita pronta. “Estou consciente que será um período de muitas dificuldades. Teremos que pensar numa reestruturação para assumirmos esse novo desafio. Teremos de unificar forças e construir novas saídas”.

Miranda se refere à mudança no recolhimento da contribuição sindical a partir da vigência da reforma trabalhista. “A forma que o Governo e o Congresso Nacional engessar o movimento sindical foi por meio das finanças”, lamentou o dirigente.

Foi extinta a exigência obrigatória do desconto da contribuição sindical dos trabalhadores, bem como o recolhimento compulsório das empresas para entidades laborais. As contribuições somente serão recolhidas mediante autorização.

Trajetória

Nascido na cidade de Marau, Rio Grande do Sul, o agricultor familiar Sérgio de Miranda iniciou sua trajetória no movimento sindical por volta dos 20 anos de idade, a partir da militância na igreja.

Como liderança sindical foi eleito secretário-geral e na sequência presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Marau por duas gestões. Depois do STR, Miranda foi eleito para a direção da Fetag RS ( Federação dos Trabalhadores em Agricultura do RS)  por cinco gestões (duas como tesoureiro e três como vice-presidente). Atualmente, se mantém na direção da Fetag como 2º vice-presidente.

Na CTB, Miranda foi um dos fundadores, ocupando a secretaria de Políticas Agrícola e Agrária desde o início (2007). Nesta gestão, o dirigente está preparado para o desafio de ser o novo secretário de Finanças.

“Ocupar a secretaria de Finanças de uma entidade como a CTB, que em 10 anos de luta tem participado ativamente e promovido inúmeras atividades no cenário nacional, por si só já é um grande desafio. Vamos à luta!”, concluiu Miranda.

00 sergio 2008

Mobilização em Ijuí (RS) no dia 06 de novembro de 2008

Cinthia Ribas - Portal CTB

Conferência Nacional

banner cndr 2015