Sidebar

20
Seg, Maio

Rurais
Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Centenas de trabalhadores e trabalhadoras acampados e assentados ocupam o pátio da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Goiás. Eles reivindicam medidas que agilizem a reforma agrária no estado, além de cobrar políticas públicas que beneficiem a produção e comercialização da agricultura familiar.

Em pauta, os trabalhadores rurais pedem celeridade na obtenção de terras, o encaminhamento de processos parados no Incra, a regularização de parcelas, a titularização dos lotes da Reforma Agrária, crédito e fomento para assentados e vistorias em terras que já foram designadas para a Reforma Agrária.

“Temos famílias acampadas por todo o estado há anos, aguardando serem assentadas. Já fizemos o requerimento de várias propriedades rurais, mas os processos estão travados no Incra. Tentamos o diálogo com os representantes estaduais do órgão várias vezes, mas nada foi resolvido”, explica Luiz Pereira Neto, diretor de Política Agrária da Fetaeg, critica o andamento da Reforma Agrária na região.

Luiz Neto também lembra que a situação dos acampados, nesse momento de governo federal interino, é muito difícil, já que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) foi extinto e virou uma secretaria subordinada a Casa Civil.

“É um momento muito nebuloso e cheio de dúvidas. Não sabemos quais medidas serão tomadas em relação à reforma agrária, mas só do órgão que cuida dessa área perder o status de ministério no governo Temer, sabemos que não será coisa muito boa. Por isso, os trabalhadores rurais acampados e assentados permanecerão mobilizados, mostrando que não aceitaremos retrocessos nos direitos que já garantimos”, explica o diretor ao reforçar que, se for preciso, ficarão na unidade do Incra-GO até chamarem a atenção da diretoria nacional do órgão.

Portal CTB com Contag

 

 

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.

Conferência Nacional

banner cndr 2015

Últimas notícias rurais