Sidebar

22
Seg, Jul

Rurais
Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Aprender e inovar. Estes são dois dos motivos que levam e estimulam a procura da agricultura familiar pelo parque tecnológico do Show Rural Coopavel – que acontece na primeira semana de fevereiro, de 5 a 9, em Cascavel (Oeste do Paraná). E, justamente por reconhecer e valorizar a importância desse intercâmbio tecnológico, é que a Federação dos Trabalhadores Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep) e os Sindicatos da Regional Oeste da Federação levarão mais de 5 mil agricultores familiares a Cascavel no decorrer da semana.

Serão, em média, cerca de 1.000 visitantes por dia que buscarão, segundo o secretário de Política Agrícola da Fetaep, Marcos Brambilla, informações sobre a diversificação e melhoria da produção. “O nosso público, que tem propriedade pequena, vai para procurar outras alternativas de renda e dialogar com quem realmente conhece do assunto, que são os pesquisadores, os extensionistas rurais, os expositores, entre outros”, menciona Brambilla.

A Fetaep entende que a agricultura familiar tem o direito e o dever de caminhar junto com o desenvolvimento e a tecnologia. E, justamente por isso que, em parceria com o Senar-PR e com a Regional Sindical Oeste da Federação, participará pelo 13º ano consecutivo do Show Rural com otimismo e disposição para recepcionar e atender as caravanas de agricultores familiares que chegarão ao seu estande.

mapa fetaep show rural 2018

“Por dia, deveremos receber 25 caravanas vindas dos municípios da região Oeste e também de outras regiões do Estado, com apoio do Senar e da Coopavel. Lá orientaremos os visitantes sobre os locais de interesse da agricultura familiar e também destacaremos o papel do Movimento Sindical a favor da categoria trabalhadora rural. Tudo com vistas a otimizar o dia de campo, uma vez que o parque tecnológico é muito grande”, conclui Brambilla.

A Fetaep espera que, bem informada e segura, a família trabalhadora rural tome decisões mais acertadas e também ousadas. “Quem sabe esse dia de campo represente o pontapé inicial para um empreendimento ou projeto ainda maior e mais organizado”, deseja o secretário de Política Agrícola da Fetaep. Para ele, ao somar estes pontos a propriedade familiar tem tudo para ser mais eficiente, já que a margem de lucro da agricultura familiar é pequena diante da quantidade que produz.

O presidente da Fetaep, Ademir Mueller, assim como todos os integrantes da diretoria da Fetaep - Marcos Brambilla, Marucha Vettorazzi, Cláudio Rodrigues, Carlos Gabiatto e Alexandre Leal - estarão presentes no decorrer da semana de Show Rural. Para Mueller, o evento é uma escola tecnológica a céu aberto com canteiros, novas cultivares, máquinas, práticas inovadoras, muita tecnologia na produção de grãos, criação de animais, hortaliças, entre outros. “Ou seja, lá aprendemos que podemos produzir mais e melhor no mesmo espaço de terra”, destaca.

Fonte: Fetaep

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.