Sidebar

20
Sáb, Jul

Rurais
Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Há uma semana a apresentadora Bela Gil, filha do cantor Gilberto Gil, surpreendeu pelo seu poder de mobilização. Em apenas meia hora, a apresentadora conseguiu mudar o resultado de uma consulta pública feita pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sobre o banimento de um dos agrotóxicos mais frequentes na mesa do brasileiro, o Carbofurano.

Bela, que acompanha e vota nas consultas públicas sobre agrotóxicos promovidas pela agência, decidiu se manifestar publicamente e tentar mobilizar alguns seguidores. “Obviamente não tinha pensado que faria uma diferença tão grande, mas resolvi tentar. É importante ter essa reavaliação periódica sobre agrotóxicos, pois agora com mais estudos a gente consegue ver os prejuízos. O Brasil precisa abrir o olho e mudar de lado para tomar conta da saúde da população”, afirma.

Bela acredita que os 69% dos formulários preenchidos a favor da exclusão do agrotóxico terão influência direta na decisão final dos especialistas. “Essa transparência é muito importante para que a sociedade seja incluída, sinta o poder que pode representar, e para que eles entendam a mudança que a gente quer”.

Especialista e defensora de uma alimentação saudável, Bela Gil também se mostrou uma fiel defensora da Reforma Agrária e do pequeno agricultor. “Começa pela reforma agrária. O incentivo aos pequenos produtores é muito importante para que funcione a produção local e o fornecimento para o país. Outro ponto é a taxação dos produtos altamente processados, que têm um teor de açúcar e gordura muito acima da quantidade recomendada. Se uma fruta for mais barata do que os salgadinhos de soja, hoje subsidiados pelo governo, ela pode ser mais consumida. Mas isso vai depender de propostas mais ousadas do governo, por isso temos que abrir o olho da população para que essa pauta seja reivindicada”, argumenta.

Enquanto isso, Bela acompanha outras duas consultas públicas da Anvisa, também pela proibição de mais dois agrotóxicos. “Caso a gente esteja perdendo a luta pretendo me manifestar novamente”, garante.

Portal CTB com Brasil de Fato

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.