Sidebar

23
Ter, Jul

Rurais
Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O uso de agrotóxicos nas lavouras tem chegado até as torneiras dos brasileiros. De acordo com dados do Ministério da Saúde, uma em cada quatro cidades do país consume água contaminada por produtos químicos utilizados na agricultura.

No total, 1.396 municípios apresentaram 27 pesticidas nas águas, baseadas nas amostras coletadas das empresas de abastecimento. Dos agrotóxicos detectados, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) classifica 16 como altamente tóxicos e 11 podem causar doenças crônicas como câncer, malformação fetal e disfunções hormonais e reprodutivas, além de prejudicar a imunidade e favorecendo o surgimento de alergias de difícil tratamento.

Ainda, segundo a pesquisa, a contaminação se dá quando os produtos atingem o lençol freático e os cursos d’água, e é resultado da expansão desenfreada do agronegócio, que utiliza agrotóxicos nas lavouras de forma indiscriminada. Somente nos três primeiros meses de governo, Bolsonaro autorizou o uso de 152 novos pesticidas, indo na contramão dos países desenvolvidos que restringem ainda mais a comercialização.

 

Com informações de bancariosbahia.org.br

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.