Sidebar

20
Qui, Jun

Rurais
Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) através de sua Secretaria de Meio Ambiente, vem realizando em todas as regiões do Brasil, o Seminário Estadual sobre os Modelos de Produção Sustentáveis e Combate aos Agrotóxicos/Trangênicos; Energias Renováveis e Questões Hídricas.

Esta semana o Seminário aconteceu em Belo Horizonte – Minas Gerais, possibilitando que dirigentes sindicais e agricultores(as) familiares debatessem e apresentassem vários encaminhamentos.

Entre as propostas apresentadas a serem implementadas pelo Sistema CONTAG, estão: Capacitação e intercâmbio entre agricultores(as); Socialização de experiências de produção sustentável, respeitando as particularidades de cada região; Realização de mais Seminários sobre a temática do meio ambiente, para as lideranças sindicais; Busca de parcerias para desenvolver ações de preservação ambiental, intensificando os trabalhos na base; Implementação de ações que resultem na construção de fossas sépticas nas bases; Denúncia dos descasos com o meio ambiente, que resultam em consequências como o ocorrido nas barragens das empresas Samarco e Vale, e exemplo de Brumadinho e Mariana; Mapa das famílias de agricultores e agricultoras familiares que foram atingidas pelo rompimento da barragem da empresa Vale; e Montar uma tenda permanente, no município de Brumadinho/MG, para prestar solidariedade às famílias de agricultores e agricultoras familiares atingidos pelo rompimento da barragem da empresa Vale. 

Trabalho de grupo

Durante o Seminário foi realizada uma análise de conjuntura com as contribuições da secretária de Meio Ambiente da CONTAG, Rosmarí Malheiros; o secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Juraci Souto; o presidente da Fetaemg e deputado federal, Vilson Luiz da Silva; a coordenadora da Regional Sudeste da CONTAG, Alaíde Bagetto; a secretária de Política Agrária e Meio Ambiente da Fetaemg, Alicia Cardoso; entre outros(as) dirigentes da Federação de Minas Gerais. Na análise foram pontuados: a importância da unidade para lutar contra o retrocesso de direitos da classe trabalhadora e a situação devastadora e trágica do município de Brumandinho/MG, após o rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, na última sexta-feira (25).

NOTA CONTAG

Em Nota Oficial a CONTAG denuncia o descaso com as vidas e o meio ambiente em busca do lucro pelas mineradoras. Leia a Nota AQUI

“As tragédias de Brumadinho e de Mariana, e de tantos lugares no Brasil, em detrimento dos interesses do capital internacional e nacional, nos impulsionam a seguirmos na luta para impedir que mais vidas sejam ceifadas. Portanto, continuaremos denunciando no Congresso Nacional, e nos espaços que tivermos acesso, nossa posição em defesa do Meio Ambiente, da Agricultura Familiar e da Vida”, ressaltou Rosmarí Malheiros. 

#nãofoiacidente

Palestras sobre Questões Hídricas e sobre os impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos também estiveram na programação do Seminário e contribuíram com os encaminhamentos. 

Fonte: Contag

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.

Conferência Nacional

banner cndr 2015

Últimas notícias rurais