Sidebar

20
Seg, Maio

Rurais
Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Rumo à Marcha das Margaridas 2015. Foi com esse espírito que ocorreu a cerimônia de formatura do Curso Nacional de Formação Político Sindical para Mulheres – 2ª Turma Gedalva Fonseca Santos, em homenagem à primeira mulher dirigente da Contag (Confederação nacional dos Trabalhadores em Agricultura) nesses 51 anos de história. Mais de 50 mulheres de todo o País concluíram o 3º módulo do curso, realizado durante essa semana, de 23 a 27 de setembro, em Brasília. A cerimônia contou com a presença das formandas, da Diretoria e Assessoria da Contag, e de outros convidados(as).

O secretário de Formação e Organização Sindical, Juraci Souto, demonstrou toda a sua alegria com essa “transformatura” das mulheres dessa segunda turma. “A nossa ENFOC é muito grata e reconhece a grandeza da participação das companheiras. As mulheres estão participando da nossa Escola não só nos cursos estaduais, mas em todas as ações.”

Outros diretores e diretoras da Contag presentes, Lúcia Moura, Mazé Morais e Zenildo Xavier, também fizeram uma saudação a todas as formandas, reconhecendo o seu papel e empenho na transformação da sociedade e na garantia de mais conquistas para o campo.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a homenagem feita à companheira Gedalva. Foi entregue uma placa e uma lembrança em nome de toda a turma. “Sou uma trabalhadora rural legítima, sou uma multiplicadora. Ainda têm mulheres que não entendem o nosso sacrifício, o nosso trabalho no movimento sindical. Não me canso dessa luta! Agradeço a Deus, a todos os companheiros e companheiras, a todos os que me apoiam.” Ela encerrou o momento cantando uma música de sua autoria. “Somos as margaridas que surgem de norte a sul...” E encerrou: “Vamos marchar até que sejamos livres!”

Os outros homenageados da noite foram Juraci Souto e a coordenadora pedagógica da Escola Mundinha, pelo importante trabalho desempenhado na ENFOC e dedicação aos processos formativos do movimento sindical. Também foi feita uma homenagem à secretária de Mulheres da Contag, Alessandra Lunas, madrinha da turma.

Encerrando esse momento de homenagens, Alessandra Lunas fez um discurso bastante emocionado. “Tenho muito orgulho de contribuir com esse processo. Estamos aqui coroando a nossa preparação para a Marcha das Margaridas. Nesses três módulos, um momento marcante para mim foi a auto certificação feita na tarde desta sexta-feira, último dia do curso. Foi um momento muito forte de balanço, de olhar para a nossa caminhada.”

Alessandra destacou também o momento vivenciado nessa semana com as companheiras Gedalva e Fátima, ex-dirigentes da Contag. “Uma semana que coroou para nós o papel da Marcha das Margaridas 2015. Estão claros os desafios que temos pela frente. Em todas as atividades do 8 de março estará emanado o espírito da Marcha. Queremos fazer o debate político na ótica das mulheres e precisamos fortalecer a nossa ação. A Marcha já começou nas atividades que estão acontecendo. Esse momento formativo nos dá força e nos sentimos transformadas.” A dirigente encerrou deixando uma mensagem a todas as margaridas: “Companheiras, muita força! Contem comigo que eu conto com vocês. A Marcha das Margaridas 2015 será a maior de todas e tenho certeza que deixará um importante legado!”

A cerimônia de formatura foi encerrada com a entrega dos certificados, com a transmissão de um vídeo com os melhores momentos do curso e com as margaridas plantando um ipê em homenagem às companheiras feministas da SPM que faleceram em um acidente no feriado do Carnaval.

Fonte: Verônica Tozzi - Contag

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.

Conferência Nacional

banner cndr 2015

Últimas notícias rurais