Sidebar

19
Dom, Maio

Rurais
Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A Fetag-RS (Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul) realiza nesta quarta-feira (1°/7), uma manifestação em Porto Alegre com cerca de 3 mil agricultores familiares. Eles vêm de todo o estado para ouvir do governador José Ivo Sartori as respostas da pauta do Grito da Terra Brasil. O documento foi entregue ao governador no dia 12 de maio, durante assembleia geral da Federação, e contém as principais demandas dos trabalhadores rurais junto a nove secretarias e Casa Civil. A principal delas, resume o presidente da Fetag, Carlos Joel da Silva, é que os recursos do Fundo Estadual de Apoio aos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper) não sejam colocados no caixa único do Estado e aí destinado a outros setores. O Feaper é o responsável por todos os programas da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), entre eles o Forrageiras e o Troca-troca de Sementes de Milho, esse inclusive ameaçado de extinção. Também a saúde e inspeção sanitária, entre outros, figuram na pauta.

A concentração dos agricultores iniciará a partir das 6h30min, na sede da entidade, que fica na Rua Santo Antônio (entre a Rua Cristóvão Colombo e Avenida Farrapos). Por volta das 8h começa a caminhada em direção ao Largo da Prefeitura e Mercado Público, onde estão programadas atividades para mostrar à população da Capital a importância da agricultura familiar. “Queremos sensibilizar o governo e sociedade para as dificuldades que o meio rural enfrenta. Será feito um comparativo entre o que recebe o produtor e o valor que paga o consumidor no caso do leite, arroz e trigo, os mais afetados”, explicou Joel.

Às 12h, os trabalhadores rurais se deslocarão, pela Avenida Borges de Medeiros, até o Palácio Piratini para dar continuidades aos atos e aguardar as respostas do governo às reivindicações do Grito da Terra, que deve acontecer às 15h. Uma comitiva de lideranças vai ser recebida por Sartori.

Fonte: Fetag-RS

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.

Conferência Nacional

banner cndr 2015

Últimas notícias rurais