Sidebar

22
Seg, Jul

Rurais
Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O I Encontro Estadual da Rede de Educadores(as) Populares da Enfoc no Rio de Janeiro, que está sendo realizado no período de 24 a 26 de janeiro de 2017, em Araruama/RJ, aprofundou o debate sobre a conjuntura politico-sindical, destacando a importância da formação para o enfrentamento ao atual cenário, revendo e analisando as práticas sindicais, reafirmando o importante papel da Rede para fortalecer e divulgar o sindicalismo na base.

Também fez parte desta atividade uma visita ao recém-formado acampamento "Fidel Castro", organizado e apoiado diretamente pelo MSTTR-RJ e pela CTB. O acampanhento fica no município de Silva Jardim/RJ.

Na programação, hoje (26), será o momento de traçar metas e agendas para ações formativas estratégicas para o ano de 2017 a serem assumidas pela Rede no estado, paralelas ao Cusro Regional de Formação Politico-Sindical do Sudeste em continuidade ao itinerário da VI Turma Nacional.

Esse I Encontro Estadual reúne em torno de 60 educadores e educadoras que passaram pelos processos formativos dos itinerários da Enfoc no RJ (turmas: nacionais, regionais e estaduais). Segundo avaliação da Coordenação Regional Sudeste da Contag, este encontro está sendo muito importante para a trajetória formativa do RJ, superando as expectativas. Estão avançando cada vez mais na formação e esses avanços serão resgatados neste último dia de encontro, onde serão apresentadas algumas experiências de Grupos de Estudos Sindicais (GES) no estado.

Portanto, os principais objetivos do I Encontro Estadual da Rede de Educadores(as) Populares da Enfoc no Rio de Janeiro são: fortalecer os espaços formativos a partir de reflexão sobre o papel dos educadores(as) populares da Enfoc no RJ; oportunizar a troca de experiências e saberes vivenciados na base sindical a partir da participação no processo formativo da Enfoc; dialogar sobre a importância da Formação para o fortalecimento e organização do MSTTR no Rio de janeiro; garantir os desdobramentos da Enfoc na base a partir de proposta formativa em acordo com as realidades apresentadas nos diversos espaços de atuação; fomentar a criação de grupo de apoio, comissão ou coletivo de formação e organização sindical da Fetagri. Além disso, que este coletivo seja base de apoio para que jovens, mulheres e terceira idade possam estruturar suas comissões no estado e municípios.

O encontro contou com a presença permanente do educador popular e presidente da Fetagri-RJ – Oto dos Santos; da educadora popular da Enfoc e secretária de Geração e Gênero da Contar, Fabiana Minian; da educadora popular e secretária de Mulheres da Fetag-RJ, Elícia Ramos da Cruz; do educador popular da Enfoc e coordenador de jovens da Fetagri-RJ, Kelvim Ferreira de Oliveira. Além de educadores(as) populares dirigentes, lideranças, funcionários, agricultores(as) familiares, assalariados(as) rurais, quilombolas, acampados e assentados; bem como da assessoria de Formação e da Regional Sudeste da Contag.

Contag

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.