Sidebar

18
Qui, Jul

Rurais
Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS) realizou quinta-feira (14) o Congresso Eleitoral para a eleição da diretoria e Conselho Fiscal para o período 2016-2020, cuja chapa de consenso encabeçada por Carlos Joel da Silva obteve mais de 80% do votos, de um total de 707 delegados congressistas participaram da votação. Joel destacou a presença maciça dos delegados o que representa a importância da Fetag. “Vencemos com um índice alto de aprovação numa chapa de muitas mudanças. O importante é que o movimento sindical sai fortalecido do pleito. Temos três metas: ampliar o acesso à terra, garantir renda e os programas sociais como saúde, previdência e habitação”, destacou.

Os ex-presidentes da Fetag, Heitor Schuch, deputado federal, e Elton Weber, deputado estadual, também integram a nominata da diretoria, bem como o presidente da Contag, Alberto Broch. Todos eles participaram do Congresso Eleitoral e lembraram do momento de dificuldades que o País atravessa, mas todos foram unânimes em continuar a luta por melhor qualidade de vida para a agricultura familiar, através de muita luta.

Primeiro sim

Quando o relógio marcou 12h01m Evaldo Cassol, associado do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Formigueiro, depositou o primeiro voto na urna do Congresso Eleitoral da Fetag. “Foi um prazer vir aqui na Fetag para eleger essa nova diretoria, esperando que 2016 seja melhor para todos nós, que trabalhamos na agricultura”, projetou.

Diretoria efetiva

Presidente: Carlos Joel da Silva
1° Vice-presidente: Nestor Bonfanti
2° Vice-presidente: Sérgio de Miranda
Secretário-geral: Pedrinho Signori
1ª Secretária: Diana Hahn Justo
2° Secretário: Rafael Dalenogare Paz
Tesoureiro-geral: Elisete Kronbauer Hintz
1° Tesoureiro: João Carlos de Brito
2° Tesoureiro: Olir Schiavenin
Coordenadora de Mulheres: Lérida Pivoto Pavanelo

Conselho fiscal - titulares

Josiane Cristina Einloft
Gilberto Luiz Zanatta
Bruno Leitzke

Joel: agricultor

Carlos Joel da Silva, natural de Cachoeira do Sul, nasceu em 12 de maio de 1966, profissão agricultor, ensino médio completo e vários cursos de formação e organização sindical.
Além de agricultor, em 1992 foi subprefeito de Três Vendas. Um ano depois ingressou na diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cachoeira do Sul. Em 1995, além de prosseguir no Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) foi eleito coordenador da Regional Sindical Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, que congrega dez Sindicatos dos Trabalhadores Rurais filiados à Fetag – Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul.

Ainda em Cachoeira do Sul foi vereador de 2000 a 2004, secretário municipal do Interior e Transportes e, também, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Em 2011, assumiu a vice-presidência da Fetag e em 30 de janeiro deste ano foi conduzido à presidência da Federação, onde luta por melhor qualidade de vida para homens e mulheres do meio rural.

Campanha premiada

O tesoureiro-geral da Fetag-RS, Sérgio de Miranda, ao fazer uma avaliação da Campanha Premiada, que sorteou 124 prêmios, entre carros, motos e cadernetas de poupança, disse que ela foi importante dentro do Plano Sustentar, organizado pela Contag e que teve a participação de todas as 27 Federações. “A Fetag-RS foi a primeira a realizar o sorteio e com isso dar andamento e concretizar todo o trabalho, que tem por objetivo fortalecer o movimento sindical. Também ajudou na busca por associados e outras contribuições, entre elas dos assalariados e dos agricultores familiares”, observou. Miranda, ressaltou a transparência do sorteio em decorrência do trabalho desenvolvido pelo Departamento de Informática da Federação, que pode ser acompanhado no auditório. Evidentemente, não tem como premiar a todos, mas foi possível constatar a emoção e vibração dos presentes.

O secretário Nacional de Finanças da Contag, Aristides Veras dos Santos, fez questão de participar do primeiro sorteio do Plano Sustentar, já que durante o lançamento em Porto Alegre, no ano passado, ele destacou que a Fetag-RS é uma referência para a Contag em várias políticas. “A Federação gaúcha não apenas tratou do Plano Sustentar, mas buscou uma base consistente. Parabenizo, novamente, a organização no que diz respeito a campanhas, premiações e os STR's envolvidos para encarar todo o processo”, enfatizou.

Comissão Eleitoral

A Comissão Eleitoral, designada em assembleia geral para coordenar todo o processo eleitoral da Fetag-RS, foi composta por:

Titulares:

Dilssoni Barros de Souza – (STR Três Forquilhas);
Sandra Helena Wagner (STR Venâncio Aires); e
João Carlos Haas (STR Barão)

Suplentes:

Orquiz Moro de Fraga (STR Caraá);
Ana Beatriz Eidelwein (STR Estrela); e
Pedro Joãozinho Becker (STR Dois Irmãos).

Fonte: Fetag-RS

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.

Conferência Nacional

banner cndr 2015