Sidebar

20
Sáb, Jul

Rurais
Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Ao contrário do que muitos pensam, Show Rural é sim ambiente para a agricultura familiar. É o que acredita e defende a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep) Lá, além do conhecimento, os agricultores também têm acesso a preços diferenciados mediante as linhas de crédito das instituições financeiras participantes e conhecem maquinários de pequeno e médio porte. “É, portanto, o ambiente perfeito para quem busca informação, uma vez que pode contar com a ajuda de pesquisadores, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, entre outros profissionais capacitados”, garante o presidente da FETAEP, Ademir Mueller.

O agricultor familiar Sérgio Menegasso Lunardi, de 29 anos, de São Miguel do Iguaçu (Região Oeste), já esteve por diversas vezes no Show Rural com as caravanas do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais da sua cidade. Segundo ele, quem não conhece não faz ideia do que está perdendo. De tudo que ele já aprendeu no evento, o jovem destaca a palestra que assistiu sobre o uso de um suplemento homeopático no sal mineral do gado que ajuda na prevenção de carrapatos. “Adotamos a medida nas nossas vacas e não precisamos dar banho em nenhum dos animais”, revela.

Após curta experiência na cidade, o jovem retornou para o meio rural por conta da qualidade de vida e liberdade, além da possibilidade de obter os mesmos ganhos ou até mais do que quando estava na cidade. Outro fator que influenciou seu retorno foi o fato de ser o próprio patrão. “Meu pai tinha se aposentado e não iria mais tocar as vacas de leite do nosso sitio. Então pensei: pode ser a minha chance”, comenta ele, dizendo ainda que quando retornou sua vida melhorou 100%.

Hoje é ele quem administra a propriedade da família de três alqueires. Possui 12 vacas de leite e três novilhas, mas a família também cultiva – para o próprio consumo - tomate, batatinha, abobrinha, melancia, frango, entre outros. A própria produção de melancia e de tomate foram inspirações oriundas de uma de suas participações no Show Rural. “Por causa do clima e do solo da região achamos que algumas variedades não dariam certo, mas quando aprendemos as técnicas percebemos que é possível sim. A melancia e o tomate estão aí para provar”, afirmou.

Fonte: Fetaep

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.