Sidebar

21
Ter, Maio

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), por meio de sua Secretaria de Relações Internacionais, vem a público para manifestar seu apoio e solidariedade à luta da classe trabalhadora espanhola, que neste 29 de setembro saiu às ruas para protestar contra as chamadas medidas de “austeridade” propostas pelo governo Zapatero.

A Europa assistiu a mais uma greve geral em contrariedade à política conservadora adotada por países como Grécia, França, Irlanda e Portugal. Sindicatos estimam que mais de 70% dos trabalhadores espanhóis aderiram ao movimento.

A greve geral desta quarta-feira foi convocada pelas duas centrais sindicais mais representativas da Espanha, UGT e CC OO, no último dia 21. Trata-se da sétima manifestação desse porte ocorrida no país desde 1977, ano e que o país retornou a um sistema democrático.

O pacote de “austeridade” aprovado pelo governo espanhol alinha à política econômica do país à cartilha do Fundo Monetário Internacional. Assim como em outros países europeus, seus dirigentes vêm tentando fazer com que a classe trabalhadora pague pela crise criada pelo sistema financeiro mundial, a partir do pacote de reformas trabalhistas de Zapatero.

Diante desse cenário, a CTB enxerga que a mobilização das centrais sindicais espanholas serve de exemplo para toda a Europa e demais regiões do planeta em que a classe trabalhadora correr qualquer risco de perder algum de seus direitos.

Na condição de entidade filiada à Federação Sindical Mundial (FSM), a CTB se soma às demais forças progressistas e populares ao redor do mundo, em defesa do protagonismo da classe trabalhadora e do combate a qualquer retrocesso nas legislações trabalhistas.

Vamos à luta!

Wagner Gomes
Presidente nacional da CTB

João Batista Lemos
Secretário de Relações Internacionais adjunto da CTB


São Paulo, 29 de setembro de 2010.
0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.