Sidebar

21
Ter, Maio

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Brasil-Cuba1A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), representando cerca de 7 milhões de trabalhadores e trabalhadoras em todo o país, dirige-se respeitosamente aos membros deste egrégio Conselho com o propósito de manifestar sua solidariedade com Cuba, bem como um testemunho sobre os avanços alcançados na ilha em matéria de direitos humanos, tendo em vista a proximidade do Exame Periódico Universal (EPU) que será realizado por este órgão.

Com base no estreito relacionamento que mantém com a Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC), bem como no conhecimento decorrente das visitas de seus dirigentes ao país, a CTB está convencida de que o respeito aos direitos humanos é um objetivo central do atual governo cubano. Isto pode ser constatado em fatos como a universalização do direito à saúde e à educação, erradicação do analfabetismo, extraordinária redução da mortalidade infantil, liberdade religiosa, tolerância com as diferenças, legislação trabalhista avançada e combate a todo tipo de discriminação.

É preciso destacar o esforço que Cuba vem fazendo para manter as conquistas socialistas logradas desde 1959, num momento em que o mundo atravessa grave crise econômica e geopolítica, em meio às dificuldades provocadas pelo bloqueio econômico estadunidense, bem como ao imperativo da atualização do seu modelo econômico. Confiamos que as conquistas de Cuba em matéria de direitos humanos, compreendendo-os no espírito da Declaração Universal dos Direitos Humanos proclamada em 1948 pela ONU, serão devidamente consideradas no exame periódico deste conselho.

Atenciosamente,

Wagner Gomes
Presidente nacional da CTB

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.