Destaques

Destaques

Rádio CTB - Presidente agradece apoio da classe trabalhadora e da militância no ano

"Desejo a todos um mundo mais soberano, mais humano e menos desigual"

Adílson Araujo, presidente da CTB, sobre perspectivas para 2015

Fecosul lança campanha salarial, nesta 4ª feira, focada em aumento real e valorização

fecosul-campanha-salarial-rs-2013A Federação dos Comerciários do Rio Grande do Sul (Fecosul) lança campanha salarial 2013 pedindo aumento real de salário com enfoque na valorização do trabalho dos comerciários. O ato de campanha será no próximo dia 10 de abril com plenária às 9h, na Igreja da Pompéia (Rua Barros Cassal, 220 – Bairro Floresta – Porto Alegre), e deverá reunir mais de 300 líderes sindicais de todo o Estado que sairão em caminhada até a sede da Fecomércio para entrega das reivindicações da categoria.

A Fecosul afirma que para a valorização do comerciário é preciso além do reajuste salarial, mais investimentos na profissionalização e condições de trabalho. Segundo estudos do Dieese, a categoria tem um dos salários mais baixos em relação a setores como indústria e serviços, e uma das maiores jornadas.

A Federação também informa que não há falta de mão de obra no setor. “O que falta é valorização do trabalho do comerciário. Outros setores como indústria e serviços têm melhores salários e jornadas menores, sem trabalho aos domingos e feriados, então o que está acontecendo é uma migração de setor e não falta de mão de obra”, afirma Guiomar Vidor, presidente da Fecosul.

Em 2012, as vendas no varejo no Brasil subiram 8,4% em volume em relação ao ano anterior. O segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registraram esta expansão, que o levou a responder por 44,6% da taxa anual do varejo, sendo este o principal impacto no resultado do comércio varejista. Estes dados foram divulgados no final de fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para Vidor, este desempenho positivo demonstra as reais condições do setor atender as reivindicações da categoria comerciária na campanha salarial deste ano. “Nossas reivindicações são de melhorias das condições de trabalho e de reajuste de 12% para os salários da categoria”, explica Vidor.

A Fecosul representa mais de 50 sindicatos de comerciários e de serviços de todo o Rio Grande do Sul, o que significa representar cerca de 500 mil trabalhadores no comércio e serviços.

Fonte: Fecosul

  • Cultura & mídia

  • Clipping CTB

  • Mais lidas na semana

  • Últimas Notícias

Jornal Olho Crítico

jornal olho critico novembro-2014

Revista Visão Classista

VisaoClassista18Capa

Revista Mulher D'Classe

revista mulher classe n4 2014 03

Revista Rebele-se

revista-rebele-se-N1-junho-2014