Sidebar

22
Sex, Mar

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
Contando com a participação de 35 sindicalistas de 14 Estados brasileiros, realizou-se no período de 19 a 23 de janeiro, o 1º Curso Nacional de Formação de Formadores, em Itapecerica da Serra-SP. Trata-se de um curso promovido pela CTB Nacional e pelo Centro de Estudos Sindicais -CES.

O objetivo fundamental deste curso é o de contribuir para a formação de novos formadores em todo o Brasil. A maioria dos participantes foi indicada pelas CTBs Estaduais, exatamente para se contar com sindicalistas que têm uma base teórica consistente e que se dispõem a assumir aulas nos cursos de formação, principalmente nos seus respectivos Estados.

Diferentemente de outros cursos já ministrados pelo CES, cujo enfoque principal tem sido o conteúdo transmitido, o Curso Nacional de Formação de Formadores procurou enfatizar as questões pedagógicas e didáticas , sem deixar de lado o conteúdo. Houve  aulas práticas nas quais os participantes - após receberem as orientações das professoras Roselene dos Anjos ( sobre análise de textos) , Liliana Aparecida de Lima( sobre dinâmica de grupo) e do professor Arnaldo Lemos Filho ( sobre a utilização do cinema em sala de aulas)  -  elaboraram uma sequência didática sobre a história do sindicalismo brasileiro, concepções sindicais e transformações no mundo do trabalho. Houve aulas cujo objetivo central referiu-se à transmissão do conteúdo propriamente dito , como a da professora Madalena Guasco Peixoto que desenvolveu o tema Método Dialético e Análise da Realidade e a do jornalista Altamiro Borges que abordou  o tema Transformações no Mundo do Trabalho.

Coube a professora Celina Arêas, Secretária de Formação e Cultura da CTB, a apresentação das atividades de formação que serão desenvolvidas no Convênio estabelecido pelo CES e CTB , assim como a  apresentação sucinta de como fazer análise de conjuntura.

No final do curso, realizou-se uma reunião, tendo como pauta a avaliação do curso, a apresentação do calendário de atividades de formação  que constam no Convênio CES- CTB ,a opção dos participantes no que se refere aos temas que cada um deve aprofundar para se capacitar a ministrar aulas e as  sugestões do que deve ser feito em termos de formação sindical , em nível nacional e em cada um dos Estados.

Podemos afirmar que o curso atingiu plenamente seus objetivos e que haverá desdobramentos futuros. Um grupo virtual foi constituído para aprofundamento dos  conhecimentos e para  ser um veículo eficiente  na transmissão das informações necessárias para o desenvolvimento do processo de formação.


Augusto César Petta é Coordenador Técnico do Centro de Estudos Sindicais-CES
0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.