Sidebar

18
Seg, Mar

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A superação e crescimento das atividades formativas, a participação no cenário sindical internacional e o lançamento de uma publicação foram apenas alguns dos acontecimentos que fizeram de 2013 um ano marcante para o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES).

Por meio dos convênios, o CES pôde oferecer para suas entidades parceiras uma formação sindical que preza pelo aprofundamento teórico como o princípio para um desenvolvimento sólido.

Tendo como uma de suas prioridades a formação sindical, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) possui, desde 2008, um convênio com o CES, que possibilita a educação contínua de seus quadros com a realização de diversas atividades nas 27 CTBs estaduais.

Essa parceria possibilitou o aumento significativo no número de participantes dos cursos. Um balanço realizado pela Coordenadoria Pedagógica do CES mostra que neste ano o número de pessoas que estiveram envolvidas nas atividades formativas oferecidas pelas entidades atingiu a marca de 1.812. Apontador positivo, considerando que em cinco anos de convênio mais de nove mil pessoas passaram pelas salas de aula do CES em todo país.

“Com a convicção de que só transformaremos o Brasil numa sociedade justa e igualitária quando a classe trabalhadora tiver consciência de que deve ser protagonista dessa transformação, tenho a certeza de que a formação político-sindical contribuiu muito para o crescimento e fortalecimento da CTB”, pontua a diretora de Formação e Cultura da CTB, Celina Arêas.

Outro destaque foi a importante participação da CTB no seminário “Panorama da Conjuntura Internacional: Análise da crise global, impactos e perspectivas - o papel do BRICS”, organizado pelo CES, onde mais de 200 participantes vindos de 26 nações e de todas as regiões do país se reuniram para analisar os impactos e perspectivas da crise econômica e o papel do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul neste cenário econômico mundial.

O encontro internacional antecedeu o 3º Congresso da CTB, evento em que o CES teve a honra promover em seu estande o lançamento do livro “Gestão Sindical – Um sindicalismo atuante contemporâneo para os novos desafios do mundo do trabalho e da luta social”, organizado pelo coordenador técnico do CES, Augusto Petta.

Também durante o Congresso e a pedido da CTB, o CES elaborou uma pesquisa sobre os perfis socioeconômicos, hábitos culturais e práticas sindicais dos participantes. O estudo encontra-se em fase de tabulação e tratamento de dados, com a previsão de divulgação total para o próximo ano.

Como parte do convênio estabelecido entre as entidades, foi realizado após a posse da nova gestão o Planejamento Estratégico Situacional (PES) da CTB. O encontro serviu para analisar o PES anterior e definir de forma coletiva quais são as prioridades da Central para 2014.

Para Petta a parceria estabelecida entre o CES e a CTB só tende a cresce. “Este foi um ano em que oferecemos diversas ações formativas, planejamentos, além da pesquisa. Pretendemos que esse processo se fortaleça com a intenção de que novos cursos e oficinas possam ser realizados”, acredita.

Prova de que esta parceria vai longe é a agenda das entidades para 2014 que começa em janeiro com o apoio da CTB no VI Curso Nacional de Formação de Formadores e Formadoras e o III Curso Nacional de Gestão Sindical, ambos com vagas remanescentes.

Thatiane Ferrari – CES

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.