Sidebar

18
Sex, Jan

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A CTB Paraíba, realizou nos dias 1 a 3 de abril, na Associação Comercial de Patos a 1ª Etapa do Curso de Formação Sindical na Paraíba, que contou com a participação de 78 sindicalistas.

ctb_pb_curso

A abertura foi realizada às 19:00 horas da sexta-feira, onde em seguida foi discutido o tema: Análise da Conjuntura Política: como fazer, com a Professora Celina Alves Arêas, Secretaria de Formação do CES.
No sábado, foi discutido o tema: Concepções Sindicais, pelo Professor Maurício Koller da Rocha (MG). Em seguida foi proferida outra discussão sobre o Tema: Origem dos Sindicatos e História do Movimento Sindical Brasileiro pela professora Celina Alves Arêas (MG).  A tarde foi à vez do tema: Políticas da CTB para o Serviço Público e para os Trabalhadores e Trabalhadores, que teve como palestrantes Marcos Santos e José Gonçalves (PB).
No domingo, o Tema discutido foi Transformações do Mundo do Trabalho pelo Professor Divanilton Pereira, diretor da CTB nacional e dirigente sindical dos petroleiros no Estado do Rio Grande do Norte.

Foi aberta a discussão sobre todos os temas expostos com os participantes do curso, onde muitos usaram a palavra e tiveram a oportunidade de expor também as suas opiniões, sendo encerrado com a falação de Divanilton Pereira.

Para dar continuidade ao trabalho de Formação no Estado da Paraíba, foi constituída uma comissão composta por Marcos Santos, Aline Tassyane , Rosa Maria, Iêda Dias, Fátima Marques, Dr. Donato Lopes, Elizabete Barreto, que ficarão responsáveis pela Formação da CTB na Paraíba.

Vendo a necessidade de se fazer um trabalho junto à juventude e as mulheres, foi definido que a CTB realizará um Encontro da Juventude e da Mulher Trabalhadora, nos dias 17 e 18 de junho de 2011 em Patos, com meta de reunir 100 jovens e 100 mulheres, tendo sido escolhida uma comissão de Juventude composta por Biu, Douglas Nascimento, Manoel Alves (Zeca), Wilson Oliveira, Cristiane Leite e Adriana Lacerda, como também outra de mulheres, composta por Maria de Lourdes, Elizabete Barreto, Alcicleide Lacerda, Maria José, Ledêcler de Oliveira e Soraide Cadête, que ficarão responsáveis pela mobilização no Estado.

Na opinião do presidente da CTB/PB, José Gonçalves, a central tem por obrigação investir na Formação Sindical, para reafirmar o seu caráter classista e fortalecer todos os dirigentes sindicais. “Estávamos sendo cobrados pelos presidentes de sindicatos para fazer esse curso de formação sindical e a nossa meta de 80 sindicalistas foi praticamente alcançada, pois chegamos a 78, mas devemos avançar com outros cursos, como também realizarmos a 2ª etapa do curso no mês de setembro de 2011 em João Pessoa", afirmou Gonçalves.

Fonte: CTB-PB

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.