Sidebar

18
Seg, Mar

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

 


A CTB reuniu durante no último dia 20, no Sindicato dos Comerciários, dezenas de dirigentes sindicais de diversas cidades da região em um curso de formação sindical. Participaram do encontro trabalhadores rodoviários, marítimos, rurais, controladores de cargas, petroleiros, trabalhadores em alimentação, turismo e hospitalidade, metalúrgicos, profissionais de asseio e conservação, fertilizantes, comerciários, vigias portuários e Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos, Bens e Serviços do Comércio (Seaacom).

O principal objetivo da atividade, de acordo com os dirigentes Daniel de Alvarenga, Gabriel Gonçalves e Eremi Melo, foi qualificar as direções sindicais não só para a defesa dos direitos trabalhistas, mas com relação à regulamentação da sociedade, através de novas políticas públicas, além de promover a troca de experiências entre os participantes. Entre as lutas atuais da classe, Daniel elencou como muito importante o reajuste do piso regional, redução da jornada de trabalho e extinção do fator previdenciário.

A diretora do Sindicado dos Metalúrgicos de Caxias do Sul, Eremi Melo, ressaltou que os movimentos sindicais trabalham, além das questões trabalhistas, ações sociais. Segundo ela, ao longo dos anos, os movimentos sindicais já obtiveram vários avanços e conquistas, como férias remuneradas, 13º salário, fundos de garantias, redução das horas de trabalho, e até mesmo aprovação de projetos como Programa Universidade para Todos (ProUni) e o sistema que disponibiliza cotas universitárias para negros. No entanto, Eremi acredita que ainda falta lutar por melhores condições de saúde pública e educação.

Fonte: Agora RS

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.