Sidebar

18
Sex, Jan

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Lideranças sindicalistas marcaram presença na última quinta-feira (09) e sexta-feira (10) para participarem da abertura do Curso de Formação Sindical que acontece na Faculdade Mauricio de Nassau, em Santo Amaro-Recife.

O III Curso de Formação Sindical está divido em dois módulos, sendo: básico e o avançado. A turma do módulo básico prestigiou as palestras “Concepção Sindical” e “Estado, Partido e Sindicato”, ministradas por Augusto Petta. O coordenador do Centro de Estudos Sindicais (CES) explicou aos presentes que o sindicato nasce no meio do capitalismo e que não existe capitalismo sem exploração.

“A formação se dá de duas maneiras, a primeira é na prática, nas ruas, lutando e debatendo, como nas greves. E a segunda é através dos estudos e debates sobre questões mais especificas. Para se entender uma sociedade complexa como a de hoje, precisa-se de cursos para que os conhecimentos se renovem. Esta relação de teoria e pratica é essencial”, disse Augusto.

Já no segundo módulo foi conduzido por debates sobre o tema: “O papel do trabalhador público na construção do projeto nacional de desenvolvimento com valorização do trabalho”, sob a coordenação de Celina Âreas, Secretária de Formação da CTB. “A questão da formação da consciência política de classe tem se tornado essencial para nós desde 2007, o nosso objetivo principal neste curso é ganhar um numero maior de sindicalistas para massificar as propostas e concretas idéias da CTB, também queremos tentar fazer um trabalho em conjunto unindo o campo e a cidade, para que as centrais estaduais cresçam. E que os trabalhadores se tornem protagonistas neste momento único em que uma grande mulher conduzirá o país”, explicou Celina.

Celina Âreas ressaltou ainda que: “O servidor público é um trabalhador que precisa de condições de trabalho, salário digno e que representa um papel fundamental de servir a sociedade. Nós temos que pressionar e avançar nas questões estruturais”.

Além de Augusto Pitta e Celina Âreas, ainda participaram do curso Marcelo Cardia abordando o tema de abertura que foi a questão agrária, o historiador e sociólogo Reinaldo Reis falando sobre História das Transformações no Mundo do Trabalho e sobre Sindicalismo na America Latina e o Antonio Carlos Miranda, Diretor de Formação do Sinpro e Doutor em Astrofísica ensinando sobre Historia do Movimento Sindical.

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.