Sidebar

18
Seg, Mar

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O segundo dia de trabalhos dos Cursos Nacionais de Formação CES e CTB 2017 começou nesta terça-feira (24), em Limeira.

A secretária nacional de Formação e Cultura da CTB, Celina Arêas, também diretora do Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro Minas), ministrou aos alunos do Curso de Gestão e Lideranças Sindicais a aula de "Concepção político-sindical da CTB".

Na abertura do curso, Arêas citou o clássico chinês A Arte da Guerra, de Sun Tzu: "Na guerra, primeiro elabore os planos que assegurarão sua vitória, só então conduza seu exército à batalha", lembrou a dirigente.

Mais de cem sindicalistas de diversos estados brasileiros se dividiram em aulas e debates durante a manhã. A professora de pedagogia da Unicamp, Luciana Coutinho, discutiu conjuntura e aprendizado crítico e as bases para a construção da mudança na aula “A Dialética como Fundamento da Pedagogia Histórico-Crítica”.

"A transformação desta realidade, desta estrutura societária em que vivemos, é combatida - por que a expressão máxima do capital e de todos aqueles que são beneficiados por esta estrutura é manter esta estrutura e se opor à lógica de transformação", diz Luciana.

Agricultura familiar

A tarde começou com a aula “Políticas sobre a questão da terra: trabalhadores e trabalhadoras rurais”, com Sérgio de Miranda, Secretário de Política Agrícola e Agrária da CTB e coordenador do CES.

A mesa é coordenada pela diretora do CES e dirigente da CTB, Kátia Gaivoto.

Direitos trabalhistas 

O coordenador-adjunto do CES, Carlos Rogério Nunes, que é secretário de políticas sociais da CTB, mediou a mesa final da programação de ontem, com Neuriberg Rego, analista político e assessor legislativo do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP).

Os direitos trabalhistas e a reforma prometida pelo governo Temer foram temas de debate, informação e esclarecimento. Confira alguns momentos do curso:

ces-katia.jpg

A dirigente Kátia Gaivoto durante palestra com o dirigente e secretário de política agrária, Sérgio de Miranda 

ces3.jpg

Os professores Liliana Lima e Augusto Petta dão aula sobre a “Importância da Formação e do Planejamento Estratégico Situacional” no 6º Curso Nacional de Gestão Sindical e 5º Curso Nacional de Lideranças Sindicais

ces2.jpg

A professora Lucília Machado em aula sobre “Trabalho e Educação”.

 ces1.jpg

Novas ações para 2017 no grupo de Planejamento Estratégico Situacional do CES

Portal CTB com CES

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.