Sidebar

18
Seg, Mar

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times


“Não importa onde você parou...
Em que momento da vida você cansou...
O que importa é que sempre é possível recomeçar...
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
É  renovar as esperanças na vida e,
O mais  importante....
Acreditar  em você  de novo.”

Uma semana de estudos, aulas, participação e reflexões! Vontade coletiva de renovar as esperanças em um sindicalismo classista que tenha o trabalhador e trabalhadora como protagonistas de transformação da sociedade. A vontade de sonhar juntos por uma sociedade socialista e uma ação sindical transformadora.

Uma mistura de cultura, arte e política foi o ponto alto desse III curso de formação político-sindical. “O que importa é que sempre é possível recomeçar...” Renovar as convicções, fortalecer a ideologia são sentimentos presentes nos participantes do curso. Uma certeza de que a formação tem um papel importante no surgimento de novas lideranças sindicais.

Projeto Nacional de Desenvolvimento com valorização do trabalho e distribuição de renda Compromisso assumido pelos militantes da CTB em massificar a proposta aprovada na 2º CONCLAT (junho/2010) e lutar para que esse Projeto seja executado no governo da presidenta Dilma Rousseff.

Estado - Partido e Sindicato Conhecer melhor o papel de cada uma dessas instâncias e aprofundar a prática de um sindicalismo classista, plural, democrático e autônomo. Lutar para formar a consciência classista da classe trabalhadora.

Movimento Sindical na América Latina Para a unidade da classe trabalhadora é necessário o domínio da conjuntura de cada país, as condições de trabalho e a sua forma de organização. Acreditamos que esse conhecimento é imprescindível para a nossa unidade e a luta por um mundo melhor.

Mulheres – Juventude – Trabalhadores e Trabalhadoras no Serviço Público –Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Temas que muito empolgaram os participantes. Tivemos a certeza também de que devemos pensar uma política de atuação nessas áreas, pois são frentes importantes no movimento sindical.

A CTB, como entidade classista, tem como princípio fundamental de sua luta a promoção a educação e a formação: ”A CTB concederá especial atenção à educação e formação da classe trabalhadora, indispensável à elevação da consciência social e consolidação de uma identidade classista, essencial à luta por uma sociedade sem explorados e/ou exploradores.”

Sabemos que esse não é um caminho fácil. Muitas lutas, muita vontade política, muita consciência de classe e muitas ações.

A unidade na base e nas direções, a inserção de todos os trabalhadores e trabalhadoras, a prevalência de concepções classistas e a autonomia das entidades sindicais de patrões, governo e partido políticos são desafios que devemos perseguir para a construção do sindicalismo que defendemos e de uma sociedade igualitária – a sociedade socialista.

”Recomeçar é dar uma nova chance a nós mesmos...
É  renovar as esperanças na vida e,
O mais  importante....
Acreditar   na classe trabalhadora.”
Carlos Drumond de Andrade


Por: Celina Alves Arêas – Secretária de Formação e Cultura da CTB  e Secretária de Formação do CES.

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.