Sidebar

18
Seg, Mar

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Atendendo a pedidos o Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES) em convênio com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), decidiu prorrogar as inscrições para os cursos nacionais de formação sindical, que acontecem entre os dias 19 e 24 de janeiro de 2015, em Cabreúva-SP. A data final para o envio da matrícula será dia 18 de dezembro.

As aulas serão ministradas no El Shadai Park Hotel, em Cabreúva-SP, localizado a cerca de 90 quilômetros da capital paulista. Haverá translado do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-SP até o local da realização do curso.

Neste ano em especial, serão oferecidos três cursos onde duas professoras convidadas da Escuela Nacional de Cuadros Sindicales Lazaro Peña, de Cuba, lecionarão.

O 7º Curso Nacional de Formação de Formadores possui 30 vagas e é destinado à capacitação de sindicalistas e trabalhadores que já participaram de outro(s) curso(s) do CES e que se disponham a ministrar aulas para sindicalistas e ativistas sindicais. É necessário que os participantes sejam quadros com capacidade de coordenação de grupos, o que implica em domínio de conteúdo e capacidade de comunicação. Além disso, a inscrição será sujeita à avaliação. Serão trabalhados temas de caráter pedagógico, desenvolvendo pressupostos metodológicos e didáticos, viabilizadores da prática docente, projeto político pedagógico e a experiência da formação sindical em Cuba.

Já o 4º Curso Nacional de Gestão Sindical possui 35 vagas e destina-se a sindicalistas e ativistas sindicais que queiram aprofundar a compreensão sobre o funcionamento e organização das entidades sindicais. Entre os temas estão: o Tribunal Superior do Trabalho (TST); a previdência social e as necessidades dos trabalhadores e trabalhadoras; negociação coletiva; organização por local de trabalho; trabalho e saúde; conjuntura nacional e internacional.

Por sua vez, o 3º Curso Nacional de Formação de Lideranças Sindicais, também com 35 vagas, é voltado para funcionários, dirigentes, assessores e militantes sindicais que desejam aprofundar seus estudos. O objetivo é desenvolver disciplinas básicas como conjuntura internacional e nacional, método dialético e análise da realidade, a atualidade do movimento sindical brasileiro, concepção político-sindical da CTB, a classe trabalhadora e o Projeto Nacional de Desenvolvimento, a integração latino-americana e caribenha, políticas sobre a questão da terra, a liderança sindical (surgimento, papel e a importância da liderança para o movimento social).

"Considero a formação política e sindical importantíssima para o movimento sindical e para os trabalhadores e trabalhadoras em geral. É através dela que se eleva o nível de consciência política, condição necessária para a construção de uma sociedade justa e solidária. A CTB, desde o seu congresso de fundação, considera a formação um dos seus princípios básicos. Os cursos de janeiro de 2015, do convênio CTB e CES, serão um momento importante desse processo de formação que estamos realizando. Peço a que as CTBs estaduais e as entidades filadas a CTB façam o possível para divulgar e participar dos referidos cursos", convoca a secretária de Formação e Cultura da CTB, Celina Arêas.

Investimento:

Para cobrir as despesas referentes à alimentação, hospedagem (em quarto duplo) e materiais do curso, a inscrição custará R$ 1.700,00 (um mil e setecentos reais) para as entidades filiadas à CTB ou que tenham convênio com o CES e R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais), para as que não são filiadas à CTB ou que não tenham convênio com o CES.

As vagas são limitadas e serão preenchidas conforme ordem de chegada. Para efetuá-la, basta enviar para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., um e-mail com o nome do participante, entidade, telefone e o comprovante de depósito com o valor conforme a categoria. (Depósito bancário para Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho |CES| - Banco do Brasil: Agência 4223-4 / Conta Corrente 6781-4)

O deslocamento dos Estados ou Municípios para o local do curso será de responsabilidade do participante. Haverá translado gratuito do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas-SP até o local da realização do curso no El Shadai Park Hotel, em Cabreúva-SP. Para solicitar o transporte será necessário preencher todos os itens do formulário que deverá ser solicitado pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

CES

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.