Sidebar

20
Seg, Maio

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Utilizar novas tecnologias, investir em capital humano, qualificação, infraestrutura e fortalecer a rede de comunicadores foram apenas algumas das propostas apresentadas durante o 3º Encontro Nacional de Comunicação da CTB.

As experiências relatadas por dirigentes e profissionais, que se preocupam com a comunicação sindical, foram compartilhadas no segundo dia de debates e demonstraram as dificuldades encontradas na comunicação sindical.

Os dirigentes revelaram os obstáculos enfrentados diante do monopólio da grande mídia e da falta de conscientização para a importância do setor da comunicação dentro do movimento sindical.

Para os jornalistas, que também fizeram suas intervenções, existe ainda o problema da falta de valorização, que envolve baixos salários e muitas vezes obriga os profissionais a trabalharem em mais de uma entidade ou por falta de alternativa, buscar uma colocação na grande imprensa, desfalcando o movimento sindical.

Na opinião dos participantes o cenário reflete o pensamento presente no conjunto dos movimentos sociais e sindical, que pouco valoriza a comunicação e o uso consciente as ferramentas disponiveis para fazer essa disputa, como as redes sociais.

comunicacao eliane

O novo projeto de comunicação da CTB

Consciente dos desafios vindouros e com muita disposição, a secretária de Imprensa e Comunicação da CTB, Raimunda Gomes, a Doquinha, revelou que a Central tem feito um grande esforço com o objetivo de reverter esse cenário.

Doquinha apresentou as deficiências mapeadas pelo Planejamento Estratégico e Situacional (PES), as ações e soluções que devem ser tomadas, pensando no papel sindical da comunicação.

A dirigente apresentou o novo projeto que deve se chamar "Um toque de Classe na Comunicação" e envolve uma série de medidas como a ampliação da equipe, o lançamento de um jornal de massa, investimentos em equipamentos, visando agilizar o processo de comunicação com os trabalhadores e os sindicatos.

comunicacao doquinha

“Só a partir da democratização da Comunicação vamos conseguir entrar nessa seara que somos expulsos a toda hora”, relatou a dirigente que apresentou os materiais que a Central produz atualmente. “Sentimos a necessidade de dialogar com a massa e não apenas entre nós. Daí a concepção de um projeto de um jornal com grande tiragem, que deverá trazer temas interessantes a toda a população”.

A criação da agência de notícias é outra iniciativa que faz parte do projeto, revelou a dirigente. “Para isso devemos contar com a união das entidades e do movimento sindical na construção dessa ferramenta que deve dar um salto de qualidade na comunicação do movimento sindical com o conjunto da classe trabalhadora”.

comunicacao turma

As propostas apresentadas pelos participantes farão parte do novo Projeto de Comunicação e as fotos das intervenções estão disponíveis a partir desta segunda-feira (2) no Portal CTB.

De Salvador, Bahia
Cinthia Ribas – Portal CTB

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.