Sidebar

21
Qui, Mar

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
Com o intuito de unificar as propostas que serão levadas ao 1º Confecom, a CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) participou de uma reunião entre as centrais sindicais, na manhã desta terça-feira (21), junto com a CUT, UGT e CGTB, para organizar os próximos passos que antecederão a 1ª Confecom (Conferência Nacional da Comunicação).

Na reunião ficou decidido que no dia 17 de agosto será realizado, em São Paulo, um Seminário Pré-Confecom entre as centrais sindicais para debater e definir as propostas unitárias que serão encaminhadas à conferência.

Na opinião dos representantes das centrais, é primordial que a sociedade civil seja conscientizada da importância da realização da Conferência, que será um espaço para debater o marcos regulatório e o controle público sobre os meios de comunicação e a acessibilidade digital, além de outros pontos.

Boatos


A Confecom, organizada pelo Poder Executivo, será tripartite, de forma que, além da participação do governo, contará com os trabalhadores e empresários. Entretanto, apesar da mobilização da sociedade civil, surgiram algumas incertezas quanto à sua realização, pelo fato da última reunião marcada para 9 de julho ter sido cancelada um dia antes.

A desconfiança é de que esses contratempos são provocados em boa medida pela resistência dos empresários do setor em chegar a um acordo com as entidades das sociedade civil. Uma das divergências diz respeito os critérios de participação. Os empresários não aceitam a proposta das entidades de participação triparte e não paritária (20% governo, 30% empresários, 50% entidades sociedade civil), e sugerem tripartite/paritária (30%, 30%, 30%, respectivamente).

Para as entidades que compõem a Comissão Nacional Pró-Conferência de Comunicação é prioritário intensificar a mobilização para a realização da Confecom, de forma democrática e plural, repudiando qualquer posicionamento ou ação que restrinja ou retarde o evento.

Na quarta-feira (22), acontece mais uma reunião no Ministério das Comunicações com a Comissão Organizadora, que vai finalizar a redação da minuta do regimento interno, permitindo o início das etapas municipais, intermunicipais e estaduais da Conferência.

A 1ª Confecom que vai acontecer nos dias 01, 02 e 03 de dezembro, em Brasília, será um marco para o Brasil por reunir diferentes setores da sociedade na discussão sobre os rumos da Comunicação no país.

Cinthia Ribas - Portal CTB
0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.