Sidebar

20
Sáb, Jul

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

di_capa_visao_classista_n1A CTB aproveitou a data de abertura do II Encontro Nacional de Comunicação da central, nesta quinta-feira (25), para lançar um novo projeto: a revista "Visão Classista". Trata-se de uma publicação trimestral, cujo principal objetivo é oferecer, por meio de uma linguagem acessível, um panorama de diferentes setores da sociedade brasileira aos trabalhadores e trabalhadoras de todo o país.

Para o presidente da CTB, Wagner Gomes, o lançamento de "Visão Classista" ocorre em um momento bastante propício. "Já é consenso em todo o campo sindical, assim como em todos os setores progressistas do Brasil, a necessidade de se comunicar cada vez mais com eficiência e abrangência. Isso é algo que o outro lado já faz há muito tempo e que agora a CTB, com mais um instrumento de massa, colabora para a democratização da mídia no país", afirmou.

O Secretário de Imprensa e Comunicação da CTB, Eduardo Navarro, vê na revista um complemento essencial para as ações de mídia já produzidas pela central, que atualmente elabora um jornal mensal e mantém um portal atualizado diariamente na internet. "Com esse novo instrumento, poderemos tratar determinados temas com maior profundidade, característica que não se enquadra no perfil dos materiais publicados em nossos outros veículos de comunicação", explicou.

Para Navarro, a revista ratifica a relevância que a CTB já alcançou na área sindical e em diversos setores da sociedade, apesar de a central ter sido criada há pouco mais de dois anos. "Uma publicação com as características de ‘Visão Classista’ já havia se tornado uma demanda real para nossa secretaria, em virtude do amplo relacionamento da CTB com diferentes frentes do campo progressista no Brasil", disse.

Destaques

Em seu primeiro número, "Visão Classista" traz como manchete a decisão histórica das centrais sindicais de organizar a Conferência Nacional da Classe Trabalhadora. Em uma matéria de sete páginas, a revista relembra a realização da Conclat — durante o regime militar, ainda nos anos 80 — e destaca a importância da unidade dos trabalhadores diante do cenário político de 2010 e das demandas necessárias para o Brasil.

"Visão Classista" também tem como destaques o papel da Contag para a agricultura e o fortalecimento da ação sindical no campo, as negociações para que a jornada de trabalho no país seja reduzida para 40 horas, uma entrevista sobre o atual cenário da América Latina com o sociólogo Emir Sader e os reflexos da crise econômica mundial ao redor do planeta.

Além disso, a primeira edição traz articulistas de peso para as páginas da nova publicação, como o presidente do Ipea, Marcio Pochmann, o jornalista e escritor Altamiro Borges e o professor Augusto Petta, do Centro de Estudos Sindicais (CES), entre outros.

Em breve, todo o conteúdo de "Visão Classista" estará disponível no Portal da CTB. Inicialmente, a tiragem da revista será de dez mil exemplares. Durante as próximas semanas, sindicatos de todo o país receberão a publicação.

Portal CTB

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.