Sidebar

26
Qua, Jun

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) realizou ao longo do último fim de semana sua XIX Plenária Nacional, em que os integrantes de todo o Brasil discutiram a atuação do grupo para o próximo ano. Além do ciclo de debates, aconteceu também a eleição para formação do novo corpo diretor do Fórum, em que foi aprovada uma chapa unitária de todo o movimento.

A nova coordenadora do FNDC será Renata Mielli, atual Secretária-Geral do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé. Na ocasião, também foram eleitos os Conselhos Deliberativo e Fiscal do FNDC para o próximo biênio. A CTB, que já integrava o Conselho Deliberativo no mandato anterior, manteve sua posição na nova composição.

A primeira ação concreta da nova gestão já tem data: com o tema "Monopólio é golpe", o FNDC realizará em parceria com a Frente Brasil Popular, no dia 5 de maio, o Dia Nacional de Luta contra o Golpismo Midiático.

Novo corpo diretivo

A Plenária reuniu 128 participantes entre delegados e observadores. Além do Barão de Itararé, as seguintes entidades completam a Coordenação-Geral: Intervozes na Secretaria-Geral; Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec) nas finanças; CUT na organização; Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) na comunicação; Confederação Nacional dos Trabalhadores em estabelecimento de Ensino (Contee) na formação; e Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (Fitert), nas políticas públicas.

Já o Conselho Deliberativo será composto por 21 organizações. São elas: Conselho Federal de Psicologia (CFP); Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Clube de Engenharia, Federação Interestadual dos Trabalhadores e Pesquisadores em Serviços de Telecomunicações (Fitratel); Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço); Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF); União Nacional dos Estudantes (UNE), Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados e Serviços de Informática (Fenadados), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), além dos Comitês Regionais do Pará, Distrito Federal, Minas Gerais, Alagoas-Bahia e Paraná.

A União de Negros pela Igualdade (Unegro), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), a Confederação Nacional dos Metalúrgicos, o Comitê Regional da Bahia e a União Brasileira de Mulheres (como suplente) compõem o Conselho Fiscal.

Debates e Resolução

Além dos debates sobre conjuntura, balanço e estratégias futuras, a XIX Plenária Nacional do FNDC contou com as participações do deputado federal Orlando Silva (PCdoB-SP), do economista João Sicsú e da deputada federal Luiza Erundina (PSOL-SP). Os debatedores falaram sobre o cenário de golpe à democracia perpetrado no processo ilegal do impeachment de Dilma Rousseff e o papel desempenhado pela mídia. Erundina, por sua vez, fez um discurso histórico. Assista:

No sábado (23), Renata Mielli falou pela primeira vez como coordenadora do Fórum. Segundo ela, a luta exigirá unidade para denunciar o golpe, fortalecer a mídia alternativa e a comunicação pública, resistir aos projetos de retirada de direitos e defender a democracia brasileira. A jornalista sucede Rosane Bertotti, secretária nacional de formação da CUT.

A resolução aprovada pela Plenária sobre o plano de ação do Fórum para o próximo período focou no combate ao golpe, devido às incertezas da conjuntura política. O texto disponível abaixo é a parte da resolução que orienta a ação política do FNDC diante do cenário atual. Os desdobramentos dos planos de ação para as diversas pautas da democratização da comunicação, como Internet, banda larga, comunicação pública e radiodifusão comunitária, serão divulgados posteriormente.

Com informações do Barão de Itararé

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.