Sidebar

26
Dom, Maio

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
A Coordenadora de Centrais Sindicais do Cone Sul, realizou a I Conferência Sindical Regional de Gênero nos dias 01 e 02 de julho, com o lema “Trabalho decente, Vida decente para Mulheres e Homens”.

 A Abertura do evento contou com a participação da Ministra da Mulher do Paraguai, Glória Rubín.


Ministra da Mulher da Republica do Paraguai, Gloria Rubin (ao centro), com dirigentes da CTB


A secretária da mulher da CTB, Abgail Pereira e as companheiras cetebistas Jussara Cony, Sônia Latgé, Eremi Melo, Lérida Pivoto Pavanelo e Cristina de Castro representaram a CTB, na conferência que reuniu as centrais sindicais dos países: Paraguai, Uruguai, Argentina, Chile e Brasil.

Foram abordados temas importantes para a questão de Gênero, como: Igualdade de direitos entre Homens e Mulheres, Informalidade e precarização do trabalho, Responsabilidades familiares compartilhadas, Saúde e seguridade no trabalho, Saúde Sexual e Reprodutiva: a descriminalização do Aborto, A situação de vulnerabilidade da mulher migrante, Participação das mulheres nos espaços de poder no movimento sindical e a necessidade de aprofundar a integração regional do Cone Sul com plena participação das Mulheres.



A especialista pelas questões de genero da OIT, Maria Helena (de vermelho) e delegadas da  CTB

 A CTB participou como debatedora em duas mesas: uma sobre “O reconhecimento das diversas necessidades de gênero na seguridade e saúde no mundo do trabalho”, que contou como debatedora  a  companheira Sonia Latgé ,secretaria de políticas sociais da CTB nacional. Na mesa “Saúde e sexualidade reprodutiva: a descriminalização do aborto", a companheira Jussara Cony, superintendente do Grupo Hospitalar Conceição do RS, foi debatedora a convite da CTB.

A secretária da mulher, Abgail Pereira coordenou a mesa, os problemas da mulher migrante: vulnerabilidades e a situação especial das mulheres jovens.

 Ao final do primeiro dia de debates a CTB protagonizou uma integração com as delegações presentes, com a apresentação de um poema interativo, de autoria da companheira Jussara Cony, que resultou em muita emoção.

Ao final um documento político com plataforma de ação foi aprovado. (logo estaremos divulgando o documento)


Delegação CTB na I Conferência Sindical Regional de Gênero no Paraguai

A mesa de encerramento foi formada por todas as centrais sindicais filiadas a CCSCS. Abgail representando a CTB iniciou os pronunciamentos conclamando unidade de ação dos trabalhadores e trabalhadoras de todos os países da América do Sul de forma soberana e solidária na luta de enfrentamento à crise financeira do capitalismo.

A atuação da CTB na I Conferência Sindical Regional de Gênero foi destacada, todas as companheiras da delegação usaram a palavra nos mais diversos temas,  contribuindo para a elaboração de propostas, num posicionamento claro de unidade, somando as demais apresentações na construção de políticas que assegurem melhores condições de vida e trabalho para todo conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras.

Abgail Pereira
Secretária Nacional da Mulher Trabalhadora da CTB








0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.