Sidebar

23
Ter, Jul

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

"Reze para o diabo voltar ao inferno" é o documentário que será lançado no dia 8 de março (domingo), em sessões simultâneas às 10h30 em todo Brasil, para marcar as comemorações do Dia Internacional da Mulher. O filme relata a história de mulheres liberianas que lutam pela paz no seu país, enfrentando o horror da guerra. Sob direção de Gini Reticker, o documentário foi filmado no país africano da Libéria e trata da utilização do poder por mulheres com a finalidade de construir a paz.

Antes da exibição do documentário será veiculada uma mensagem da ministra Secretaria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres (SPM), Nilcéa Freire, sobre a data e o tema da campanha, introduzindo o filme. Em Brasília, está previsto também ato político “Por Mais Mulheres nos Espaços de Poder e Pela Paz”, antes da exibição do filme, reunindo lideranças políticas e femininas.


Esta é uma das várias atividades programadas para comemorar a data. Na segunda-feira (9), haverá inauguração da nova sede da Secretaria Especial, que passa a funcionar na Zona Cívica Administrativa na Praça dos Três Poderes. No mesmo dia, começa o Seminário Mais Mulheres no Poder: Uma questão da democracia, que prossegue até a terça-feira (10) com debates sobre mulheres nas eleições, reforma polpítica, mídia e mulheres negras.


A SPM defende maior participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, com proposta de mudança cultural na sociedade visando à formação de valores e atitudes em relação à autonomia e ao empoderamento das mulheres. A data dar visibilidade as ações e programas que a Secretaria desenvolve de estímulo à ampliação da participação feminina nos cargos de decisão dos poderes públicos, nos partidos políticos, nas empresas, assim como nos movimentos sociais.


Empoderamento das mulheres

O site que a SPM mantém sobre o tema (www.maismulheresnopoderbrasil.com.br) destaca que para transformar o quadro de sub-representação das mulheres nos espaços de poder e decisão há a necessidade de adoção de um conjunto de ações, estimulando o debate sobre a participação das mulheres nos diversos espaços da sociedade, especialmente no espaço da política pública.

O objetivo do seminário, a exemplo das demais atividades desenvolvidas pela SPM, é promover uma ação transformadora de estruturas de poder e das instituições, assim como de cultura e mentalidade que gerem novas relações sociais entre mulheres e homens, e entre as próprias mulheres, possibilitando o aperfeiçoamento e a consolidação da democracia.


De Brasília - Márcia Xavier para o Vermelho
0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.