Sidebar

26
Dom, Maio

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

As trabalhadoras da CTB estão mobilizadas em diversos estados para participar nesta sexta-feira - 08 de Março - das atividades que marcam o Dia Internacional das Mulheres.

ctb ba dia mulher peq

Em São Paulo a concentração acontece na Praça da Sé, região central, a partir das 13h. O objetivo é reunir centenas de mulheres em caminhada pelas ruas da cidade. Participam diversas entidades de defesa dos direitos das mulheres e dos movimentos sociais.

Na Bahia uma extensa agenda de atividades está sendo preparada para celebrar a data. Com o tema: “Mulheres Unidas pela Promoção da Igualdade em Todos os Espaços”, a Secretaria da Mulher Trabalhadora, no estado, participa da programação nos sindicatos e, no mesmo dia, à tarde, reúne as trabalhadoras na Caminhada pelo Dia Internacional da Mulher, onde o movimento social tomará as ruas do Centro de Salvador, saindo do Campo Grande às 15 horas.

“O importante é que a gente possa dar visibilidade à luta da mulher, no sentido de fortalecer sua representatividade na instância sindical e reforçar a defesa de suas bandeiras na sociedade”, explica a secretária da Mulher Trabalhadora da CTB-BA, Rosa de Souza. Para ela, é preciso orientar e organizar a parcela feminina da população na busca por mais direitos.

Em Vitória da Conquista a data será marcada por reflexão e comemorações durante o tradicional Chá Cultural, que acontece anualmente para celebrar a data. Nesta sexta-feira (8), a partir das 19h, a programação do 08 de março começa com um bate-papo que muito interessa às bancárias: “Valorização profissional e oportunidades iguais”.

Em Itabuna, a CTB em parceria com a União Brasileira de Mulheres (UBM Secção Itabuna) realiza atividades de conscientização.
Na quinta-feira (07), às 19h, acontece no auditório do Sindicato dos Comerciários, uma palestra sobre Discriminação da Mulher no Mundo do Trabalho; e Saúde e Sexualidade Feminina nos Serviços de Saúde. Na sexta-feira, dia 8 de março, acontece panfletagem no centro da cidade culminando com um ato público a partir das 10 horas, na Praça Adami.

A CTB Sergipe, a União Brasileira das Mulheres (UBM/SE) e diversas entidades sindicais comemoram o Dia Internacional da Mulher nesta sexta-feira, com um ato público a partir das 8 horas, no Calçadão da João Pessoa, Centro de Aracaju.  A manifestação conjunta reúne, além da CTB/SE e UBM/SE, os Sindicatos dos Bancários, Enfermeiros, Servidores Públicos do Estado, Radialistas, Gráficos, da Guarda Municipal, das Secretárias e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetase).

Durante o ato serão distribuídos panfletos que destacam a valorização da mulher no trabalho e defendem mais políticas públicas que possam contribuir para tirar a mulher da invisibilidade, assegurando-lhes mais espaço em todas as instâncias de poder. À noite, haverá um evento cultural com a participação de cantoras sergipanas e sorteio de brindes no Espaço Cultural do Sindicato dos Bancários.

De acordo com Ivânia Pereira, diretora da CTB/SE, há muito o que comemorar no Dia Internacional da Mulher. “Houve avanços não apenas em Sergipe e no Brasil, mas também no mundo. No entanto, nós percebemos que há muito ainda o que conquistar. A violência contra a mulher continua e os dados são alarmantes. Muitos casos foram praticados com requintes de crueldade”, afirma.

Para Ivânia, isso é uma demonstração clara de que, apesar da evolução das mulheres, a sociedade não acompanhou esse processo. Os números são, realmente, preocupantes. Brasil é o 84º na lista dos países com o maior índice de violência contra a mulher, segundo dados da Organização Mundial da Mulher. Sergipe está na 12ª posição no ranking dos Estados brasileiros com maior número de homicídios femininos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Já em Betim, o Sindicato dos Metalúrgicos e a CTB-MG vão realizar um debate no domingo (10)  sobre a participação das mulheres no sindicato. O evento será das 9 às 13h, no Clube dos Metalúrgicos. A secretária das Mulheres da Fitmetal, Raimunda Leone, e a secretária de Formação e Cultura da CTB, Celina Arêas estarão presentes. Além disso, o filme Mulheres do Brasil será exibido

Em Caxias do Sul, a comemoração também irá ocorrer no dia 10, com uma atividade de valorização do papel das mulheres dirigentes do sindicato, com homenagens as diretoras.

O Rio de Janeiro lançará uma cartilha em uma fábrica onde predominam mulheres, além disso, participarão do evento realizado pela Secretaria Municipal de Política para as Mulheres.

Em Tocantins, haverá distribuição de flores na principal avenida da cidade. Atividades semelhantes promovem Rondônia, Distrito Federal, Roraima, Alagoas, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, entre outras.

Portal CTB

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.