Sidebar

19
Dom, Maio

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Na manhã desta terça-feira (14), as trabalhadoras rurais, que participam do 12º Congresso da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), realizaram um ato e deram o seu recado contra a reforma da previdência, que pode acabar com a aposentadoria.

“A organização das mulheres em todos os setores é essencial para barrarmos as propostas desse governo golpista quer submeter as mulheres a retrocessos inconcebíveis”, afirma Ivânia Pereira, secretária da Mulher Trabalhadora da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB).

Na questão das trabalhadoras rurais, a secretária da CTB fala sobre a agricultura familiar, responsável pela produção de 70% dos alimentos no país, com grande participação das mulheres.

Justamente porque as trabalhadoras rurais têm enorme participação na economia familiar e ainda “igualmente às trabalhadoras urbanas têm que dar conta das tarefas domésticas”, diz.

Agora “vêm-se na eminência de perder o direito à aposentadoria, o que significa um atentado aos direitos fundamentais da pessoa humana”.

Ela lembra que, de uma forma geral, as mulheres começam a trabalhar muito cedo ainda em seus lares com tarefas domésticas. Já “as trabalhadoras rurais além de iniciarem muito cedo, têm uma jornada extensa e ainda ficam expostas ao sol e à chuva”.

 Aos gritos de “Fora Temer" e contra a reforma da previdência, as mulheres exigem maior participação. "Unidas derrotaremos essa reforma e as discriminações as quais somos vítimas cotidianamente", defende Pereira.

Por isso, ela convoca as trabalhadoras de todo o Brasil a participarem ativamente dos atos do Dia Nacional de Luta, nesta quarta-feira (15).

Portal CTB – Marcos Aurélio Ruy

Veja o recado de Ivânia Pereira: 

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.

Diga não

banner violencia contra a mulher

Revista Mulher de Classe

banner revista mulher de classe