23
Seg, Out

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O CES – Centro de Estudos Sindicais promoveu de 25 a 29 de maio, na sede da FETIESC – Federação dos Trabalhadores da Indústria do Estado de Santa Catarina, na cidade de Itapema-SC, semana de estudos e debates com temas voltados para a formação teórica continua de sindicalistas formadores.

“Sem um processo continuado de formação, o sindicalismo dificilmente conseguirá enfrentar os enormes desafios colocados pela atual conjuntura”, declara Augusto Petta, um dos organizadores dos cursos ministrados pelo CES.

di_ces_esna_formacao_formadores_cone_sul

O ESNA - Encontro Sindical Nossa America, que tem como objetivo principal unificar os movimentos das centrais sindicais na America, organizou o primeiro curso de formação de sindicalistas formadores na Escola de Quadros Lazaro Penã, em Havana, Cuba.  

Nesse primeiro encontro estabeleceu-se que os cursos e todos os temas abordados durante o encontro em Havana, deveriam se multiplicar por todo o continente, e quatro regiões foram agendadas para a realização desses cursos, na região do Cone Sul, da região Andina, na região Central e também a do Norte.                  

No Cone Sul, Brasil, Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile, o Centro de Estudos Sociais em conjunto com a CTB, organizou o 1º Curso de Formação de Formadores, com os temas; a) O que é ESNA e o sindicalismo na América; b) Desenvolvimento, Trabalho e Subjetividade; c) Capacitação sindical, formadores sindicais, e procedimentos metodológicos para formação.

Petta após o encerramento dos cursos do CES declarou "os cursos tiveram presença de mais de 40 sindicalistas de todos os países do cone sul, e que seus objetivos foram alcançados".

Celso Jardim – Portal CTB

 

 

Em protesto contra nova lei trabalhista, movimento sindical prepara ato nacional     10 de novembro