Sidebar

25
Ter, Jun

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

O Fórum Nacional das Centrais Sindicais em Saúde do Trabalhador e Trabalhadora reuniu-se na quinta-feira (26), às 10h, na sede do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em São Paulo, para definir a criação do grupo de trabalho sobre Saúde, Segurança e Seguridade Social.

O fórum pretende envolver as lideranças sindicais das centrais envolvidas (CTB,CUT, Força Sindical, NCST, UGT e CGTB) para superar as adversidades que a área da saúde enfrenta com os cortes promovidos pelo governo golpista.

Na reunião ficou definido também o esforço para melhorar a parceria com os movimentos sociais e buscar aproximação com o meio acadêmico e inclusive dialogar com entidades governamentais.

O grupo pretende acompanhar os avanços e impactos tecnológicos sobre a saúde do trabalhador e da trabalhadora, a discussão sobre a gestão da saúde, o problema dos peritos e a Previdência, a o impacto dos agrotóxicos e pesticidas na saúde, os efeitos nefastos da Emenda Constitucional 95, a defesa do SUS  e os espaços de controle social, entre diversos outros temas ligados à saúde.

Representante do Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho (Diesat) participou dessa reunião. Além de integrar o fórum, o Diesat tem um projeto de qualificação e já promoveu dez oficinas pelo país afora, possibilitando  a melhor atuação de quem está na ponta no enfreamento à reforma trabalhista.

Thiago Maestro de Souza, do Sindicato dos Metalúrgicos de Jaguariúna (SP) e Elgiane Lago, secretária de Saúde licenciada da CTB representam a central nesse grupo. Também participaram pela CTB os assessores Eduardo Martinho Rodrigues e Marcia Viotto.

Próxima reunião ocorre dia 16 de agosto, também no Dieese, às 10h.

Portal CTB

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.