Sidebar

22
Qua, Ago

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

A Secretaria da Saúde e da Segurança no Trabalho da CTB realiza o Seminário Nanotecnologia e a Indústria 4.0 e seus Reflexos na Saúde e Segurança do Trabalho na quinta-feira (24), na sede da CTB nacional em São Paulo (rua Cardoso de Almeida, 1.843, Perdizes), às 9h.

“Elaboramos esse seminário para debater essa questão impressionante que é a nanotecnologia e o que essa nova tecnologia pode acarretar para a saúde de quem trabalha”, afirma Elgiane Lago, secretária da Saúde da CTB.

Para ela, “é surpreendente a velocidade da evolução tecnológica”, por isso, “precisamos entender todos os seus mecanismos e em que essa transformação pode influenciar no mercado de trabalho e na vida das pessoas". Mais especificamente "como poder afetar a saúde de quem manuseia essas micropartículas”.

As inscrições começam imediatamente e terminam na segunda-feira (21), não deixe para a última hora.

Faça a sua inscrição aqui.

As palestras estão sob a responsabilidade dos convidados especiais Arline Arcuri, Jorge Marques. “A classe trabalhadora precisa se inserir nesse debate e formular propostas para que o avanço tecnológico beneficie a todas e todos em vez de causar desemprego e adoecimento”, afirma Lago. 

De acordo com a secretária de Saúde da CTB, “a indústria 4.0 traz inovações que podem melhorar as condições de trabalho se a classe trabalhadora estiver atenta e defender seus direitos”.

Saiba o que é nanotecnologia

Nanotecnologia é o entendimento e controle da matéria em nanoescala, em escala atômica e molecular. Ela atua no desenvolvimento de materiais e componentes para diversas áreas de pesquisa como medicina, eletrônica, ciências, ciência da computação e engenharia dos materiais. Medida pelo nanômetro que corresponde a 1 milionésimo de milímetro.

Entenda a Indústria 4.0

Indústria 4.0 é um conceito de indústria proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. A partir de Sistemas Cyber-Físicos, Internet das Coisas e Internet dos Serviços, os processos de produção tendem a se tornar cada vez mais eficientes, autônomos e customizáveis.

Serviço

O que: Seminário Nanotecnologia e a Indústria 4.0 e Seus Reflexos na Saúde e Segurança do Trabalho

Onde: Sede nacional da CTB, rua Cardoso de Almeida, 1843, Perdizes, São Paulo.

Quando: Quinta-feira (24), às 9h

Programação

9h - Abertura

Elgiane Lago, secretária de Saúde e Segurança no Trabalho da CTB

Adilson Araújo, presidente da CTB

10h - Nanotecnologia e a Indústria 4.0

Arline Arcuri, da Fundacentro

Jorge Marques, da Fundacentro

11h - Debate

12h - Almoço

14 h - Olhar do ministério sobre a saúde do trabalhador

Heloiza Helena Casagrande Bastos, do Ministério da Saúde

15h - Debate

16h - Encerramento

Marcos Aurélio Ruy - Portal CTB 

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.