Sidebar

17
Seg, Dez

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

Na cerimônia de abertura do 13º Congresso do Sindicato dos Educadores da Infância (Sedin), na manhã desta quarta-feira (8), na capital paulista, o que se viu foi uma demonstração de vigor na vontade de resistência para o país retomar o rumo do crescimento. O tema do Congresso é "Cirandando: Práticas e Saberes na Educação Infantil"

Claudete Alves, presidenta do Sedin, ressaltou a importância do “Manifesto pela Educação Infantil no Brasil”, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). “Pela primeira vez na história do país, uma central sindical faz um manifesto em defesa da educação infantil”.

congresso sedin 13 claudete cetebistas

O manifesto ficou para ser lido na parte da tarde por Marilene Betros, secretária de Políticas Educacionais da CTB. “A educação infantil é a base de tudo para um desenvolvimento pleno das crianças em toda a sua vida escolar”, define. Por isso, “os profissionais precisam ser valorizados”.

Já Adilson Araújo, presidente nacional da CTB, reforçou que a educação infantil é “um direito universal consagrado na Constituição e só a luta pode garantir boas condições de trabalho e infraestrutura adequada para uma boa relação ensino-aprendizagem”.

Assista a abertura na íntegra: 

Todos os oradores defenderam a importância de sacudir a poeira e dar a volta por cima e convocaram as educadoras a tomarem as ruas na sexta-feira (10) contra as reformas do governo ilegítimo de Michel Temer.

Rene Vicente, presidente da CTB-SP, disse que o “país passa por uma das maiores crises de sua história” e defendeu a unidade da classe trabalhadora para a sua superação. “Precisamos também lutar para a regulação da mídia para termos uma comunicação realmente democrática e voltada para os interesses do povo”.

Já o conselheiro do Sedin, Francisco Antônio de Oliveira afirmou que “defender a educação infantil é defender a vida de nossas crianças”. César Augusto do Nascimento, supervisor da Diretoria Regional de Ensino da Capela do Socorro – bairro paulistano – disse que as educadoras e educadores precisam “ser mais solidários”. Para ele, na educação “todos têm que ser valorizados” e a principal questão não é a falta de verbas, mas sim “falta de priorizar o que realmente é importante”.

congresso sedin 13 claudete alves

O vereador Antônio Donato (PT) saudou o Congresso. Ele lembrou que foi uma conquista importante a educação infantil sair da assistência social e passar para a educação, mas “em São Paulo, a administração municipal está alinhada com as políticas de desmonte do Estado e dos serviços públicos”.

A presidenta do Sedin declarou aberto o 13º Congresso afirmando os três eixos que norteiam as educadoras e educadores da infância paulistana: “Doria é inaceitável, Alckmin é inaceitável e Temer é inaceitável”, finalizou sob intensos aplausos.

Depois foi a vez da deputada estadual e cantora Leci Brandão (PCdoB) interpretar a sua música Anjos da Guarda: “Professores/Protetores das crianças do meu país/Eu queria, gostaria/De um discurso bem mais feliz/Porque tudo é educação/Na sala de aula/É que se forma um cidadão”. Foi ovacionada.

Portal CTB – Marcos Aurélio Ruy

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.