Sidebar

21
Qui, Fev

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times

comissao verdadeA CTB fará parte do Grupo de Trabalho dos Trabalhadores organizado pela Comissão Nacional da Verdade, iniciativa que investigará as violações de direitos humanos cometidas contra sindicalistas durante o regime militar.

O secretário de Políticas Sociais da CTB, Carlos Rogério Nunes, enviou nesta quinta-feira (2) um comunicado à Direção Nacional da Central, dando maiores detalhes a respeito do papel que será desempenhado pelos classistas. 

Confira abaixo o documento:

São Paulo, 02 de maio de 2013.

À

Direção da CTB estadual 

Companheiros e Companheiras,

Assunto: Comissão Nacional da Verdade – grupo de trabalho dos trabalhadores (as)

Em maio de 2012 foi criada a Comissão Nacional da Verdade, com prazo de dois anos para apurar as violações aos direitos humanos ocorridos durante a ditadura militar (1964-1985). No último dia 15 de abril, em São Paulo, em reunião com Rosa Cardoso (membro da comissão), foi criado o grupo de trabalho dos trabalhadores (as), que vai apurar a perseguição aos sindicalistas na ditadura.

Esse é um assunto que merece toda atenção e empenho da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB, pois o movimento sindical teve suas lideranças perseguidas, presas, torturadas e mortas. Estima-se que mais de 700 sindicatos foram cassados com o golpe do dia 1º de abril de 1964. Trata-se de um momento histórico, no qual devemos fazer o levantamento dessas perseguições, torturas e cassações que envolveram inúmeros sindicalistas classistas e buscar reestabelecer a verdade sobre os fatos ocorridos. Temos que levar ao conhecimento público e cobrar que se punam os responsáveis, sejam eles da iniciativa pública ou privada.

Assim, em breve enviaremos mais informações de como proceder na coleta de dados para subsidiar o grupo de trabalho. 

Contamos com a compreensão de todos e todas, 

Saudações classistas! 

Carlos Rogério de Carvalho Nunes
Secretario de Políticas Sociais, Esporte e Lazer 

0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.

Últimas notícias