Sidebar

17
Qui, Jan

Fonte
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
“Será um momento, onde os trabalhadores públicos discutirão o seu papel seu papel e sua inserção no projeto de desenvolvimento para o país com valorização do trabalho e das políticas públicas”. A opinião é de Fátima Reis, secretária de Serviços Públicos e do Trabalhador Público da CTB, que fala um pouco sobre o 1º Encontro Nacional dos Trabalhadores em Serviços Públicos, que acontece  durante os dias 16 e 18 de abril, em São Paulo, no Hotel San Raphael.

Para a dirigente,  que também é membro da direção da Fasubra  - Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras -, o encontro será um marco histórico do ponto de vista da organização dos trabalhadores do setor.

Confira a entrevista que a dirigente concedeu ao Portal CTB falando sobre as perspectivas e objetivos do encontro:

Esse será o primeiro encontro dos trabalhadores em serviços públicos organizado pela CTB. Qual a importância para os trabalhadores do setor?

O primeiro Encontro de Trabalhadores Públicos da CTB será um marco histórico no movimento de trabalhadores públicos das três esferas de governo e poder que atuam na base da CTB. Será um momento, onde os trabalhadores públicos discutirão o seu papel e sua inserção no projeto de desenvolvimento para o país com valorização do trabalho e das políticas públicas. Para a CTB o trabalhador público não é um mero executor de políticas pensadas por terceiros, ao contrário, ele é um agente propulsor do projeto. 
   
Se o objetivo for implementar em nosso país este projeto é de fundamental importância entender que quem executa tais políticas é o trabalhador público. Portanto, ele tem que estar envolvido em todas as fazes do processo de elaboração, implantação e avaliação do projeto. O seu envolvimento é garantia de sucesso.

Só assim haverá comprometimento, uma vez que, projeto de desenvolvimento para o país com valorização do trabalho e das políticas públicas sem o trabalhador do publico não terá êxito.

Quais temas que serão debatidos?

Os temas debatidos serão: o papel do Trabalhador Público na construção do Projeto Nacional de Desenvolvimento com valorização do trabalho; Organização e Estrutura sindical, Negociação Coletiva e Direito de Greve no Serviço Público nas três Esferas de Poder e Governo e, plano de lutas para os trabalhadores das três esferas e poder Municipal, Estadual e Federal.

Quais as principais bandeiras de luta do funcionalismo público?


Dentre as principais estão: defender a qualidade do serviço público e das políticas públicas com a valorização do trabalhador no serviço público, bem como Lutar contra todos os projetos que tramitam no Congresso Nacional, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais, prejudiciais aos serviços e ao trabalhador público; Defender a regulamentação do direito a organização sindical no serviço público: direito de greve, direito a negociação coletiva; legalização das entidades sindicais, direito a data-base, estabelecimento da arbitragem de conflitos; ratificação da Convenção 151, instituição de mesas de negociação permanente em todos os Estados, Municípios e na União; e Combater com rigor a terceirização e todas as formas de flexibilização como a criação das fundações públicas de direito privado no serviço público.

Como estão as mobilizações nos Estados para o Encontro?


As CTB’s estaduais estão realizando encontros locais com o objetivo de mobilizar os trabalhadores. O envolvimento das CTB’s estaduais será de fundamental importância.  Acreditamos que este será um grande encontro. 

Quais as expectativas?

A nossa expectativa é dar inicio a um processo de debates sobre questões afetam ao conjunto dos trabalhadores públicos e, conseqüentemente, ao serviço público prestado a população brasileira. Esperamos que os servidores públicos que atuam na CTB, possam eleger uma plataforma de ações que coíbam o avanços da privatização e valorizar os trabalhadores e os serviços públicos em nosso pais como uma ferramenta prioritária para o desenvolvimento.

Na oportunidade, estaremos também lançando uma Campanha Nacional de Valorização e Defesa dos Serviços Públicos e do Trabalhador Público.

Saiba mais sobre o 1º Encontro Nacional dos Trabalhadores em Serviços Públicos da CTB

Acesse a ficha de inscrição do Encontro


Cinthia Ribas – Portal CTB


0
0
0
s2sdefault

Quer saber o que acontece no movimento sindical e no mundo do trabalho?

Digite seu nome e e-mail para receber gratuitamente nosso informativo.