O presidente Hugo Chávez segura uma cópia da constituição venezuelana num comício com apoiantes em Caracas, pouco depois da tentativa de golpe de 2002. | Andrés Leighton/AP

Este artigo faz parte do Série do 100º aniversário do People’s World.

Em 11 de Abril de 2002, a classe capitalista na Venezuela lançou um golpe de Estado contra o presidente democraticamente eleito Hugo Chávez. Temendo a perda do seu poder económico, as elites empresariais uniram-se aos oficiais militares de direita numa tentativa de derrubar o governo.

Eleito em 1999, Chávez lançou o que chamou de “Revolução Bolivariana”, um conjunto abrangente de programas destinados a capacitar os trabalhadores, tirar os venezuelanos da pobreza, expandir a alfabetização, instituir serviços de saúde e educação em massa, democratizar a política e devolver a riqueza nacional. as mãos do povo. Ele viria a chamar a sua campanha pela mudança de “socialismo para o século XXI”.

A sua acção em 2002 para substituir alguns dos patrões que controlavam a empresa petrolífera estatal, PDVSA, proporcionou aos capitalistas a desculpa de que precisavam para lançar o seu golpe de Estado há muito planeado. Sob a cobertura de protestos ligados aos despedimentos da PDVSA, líderes empresariais e oficiais militares dissidentes – com a ajuda das estações de televisão controladas pela direita – tomaram o palácio presidencial de Miraflores e prenderam Chávez.

A violência por parte de bandidos ligados ao golpe tirou a vida de 18 pessoas, mas a mídia tentou culpar os apoiadores de Chávez. No caos, o líder da Câmara de Comércio, Pedro Carmona, foi declarado presidente e a constituição foi suspensa.

O sucesso dos golpistas, no entanto, teve vida curta. Centenas de milhares de venezuelanos – ansiosos por proteger as conquistas da Revolução Bolivariana e determinados a não voltar aos velhos tempos – saíram às ruas de Caracas para exigir a reintegração de Chávez.

Graças ao poder popular, o golpe desmoronou em menos de 48 horas. Mais tarde, surgiram detalhes de que a administração George W. Bush nos EUA sabia antecipadamente do golpe e que a CIA provavelmente forneceu orientações para o esquema. Nas décadas que se seguiram, o imperialismo norte-americano nunca desistiu das suas tentativas de derrubar a Revolução Bolivariana, mesmo depois da morte de Chávez em 2013.

O artigo abaixo, escrito pelo jornalista veterano do People’s World, Fred Gaboury, forneceu detalhes do que era conhecido nos primeiros dias após o golpe, incluindo as reuniões secretas entre autoridades norte-americanas e conspiradores golpistas venezuelanos. Foi publicado no People’s Weekly World em 20 de abril de 2002.

Povo venezuelano salva a democracia

Por Fred Gaboury

Mundo Semanal Popular

20 de abril de 2002

Um golpe de Estado levado a cabo por oficiais militares de alta patente e líderes empresariais, em 12 de Abril, removeu à força o presidente venezuelano Hugo Chávez do cargo e instalou Pedro Carmona, chefe da associação empresarial do país, como “presidente”.

Semanário Popular Mundial / 20 de abril de 2002

Quarenta e oito horas depois, Chávez estava de volta à residência no palácio presidencial, ali colocado por protestos nos extensos bairros da classe trabalhadora de Caracas e por uma manifestação de 100.000 pessoas que cercou o palácio presidencial e forçou Carmona a demitir-se.

O Partido Comunista da Venezuela (PCV) culpou o prefeito de Caracas, Alfredo Peña, pelos tiroteios que deixaram 11 mortos durante confrontos entre manifestantes pró e anti-Chávez em 11 de abril. O comunicado diz que nove das 11 vítimas eram apoiadores conhecidos de Chávez, assim como quatro dos cinco que foram baleados na testa – assim assassinados à queima-roupa.

A declaração do PCV dizia que o objectivo do golpe era entregar o petróleo e outros recursos naturais da Venezuela a empresas transnacionais.

Como um de seus primeiros atos, Carmona interrompeu os embarques de petróleo para Cuba. Ele também rejeitou a Constituição venezuelana ao abolir a Assembleia Nacional e o Supremo Tribunal.

A administração Bush enfrentou questões contundentes sobre o seu papel no golpe e sobre o seu fracasso em aderir à condenação unânime dos países latino-americanos relativamente à remoção forçada de um líder eleito democraticamente.

Em 16 de Abril, a Casa Branca admitiu que Otto Reich, Secretário Adjunto para os Assuntos do Hemisfério Ocidental, telefonou para Carmona em 12 de Abril. A divulgação levantou questões sobre se Reich estava a encenar a aquisição por Carmona.

Reich tem muita experiência em minar a democracia na América Latina. De 1983 a 1986, Reich chefiou o Escritório de Diplomacia Pública do Departamento de Estado, no qual colaborou com o tenente-coronel Oliver North na entrega secreta de armas aos mercenários Contra na América Central.

Soldados da guarda presidencial, leais ao presidente deposto Hugo Chávez, assumem posições em seu quartel-general, do outro lado da rua do palácio presidencial de Miraflores, em Caracas, Venezuela, nesta foto de 13 de abril de 2002. | Dario Lopez Mills/AP

Sob Reich, o Departamento de Estado dos EUA teria contratado uma empresa fictícia, a International Business Communications, que canalizou armas para os rebeldes Contra da Nicarágua, violando uma proibição do Congresso.

Reich foi lobista da Lockheed Martin e é apoiado pela máfia de extrema direita anti-Cuba.

Carmona foi apenas um dos muitos opositores de Chávez que visitaram Washington para conversações com a Casa Branca, o Departamento de Estado e responsáveis ​​do Pentágono nas últimas semanas, planeando secretamente destituir Chávez do cargo.

Outros – incluindo Carlos Ortega, chefe da Confederação Venezuelana do Trabalho, com um milhão de membros, e o general Lucas Rincón Romero, chefe do alto comando militar venezuelano – reuniram-se com Rogelio Pardo-Maurer, um antigo Contra da Nicarágua, agora o oficial do Pentágono responsável por América latina. Ortega foi recebido na sede da AFL-CIO em dezembro.

O senador Christopher Dodd, democrata de Connecticut, presidente do Subcomitê do Senado para Assuntos do Hemisfério Ocidental, disse: “Embora todos os detalhes da tentativa de golpe na Venezuela ainda não sejam conhecidos, o que está claro é que a grande maioria dos governos no hemisfério cumpriram suas responsabilidades sob a Carta Democrática Interamericana e denunciaram os esforços inconstitucionais para tirar o poder de um governo que havia sido eleito livremente”.

Uma mulher de 68 anos de Caracas usa uma camisa de 2005 que diz: “Sinto-me contente porque agora posso ler e escrever graças ao presidente Chávez”. Depois de uma vida inteira na pobreza, ela se alfabetizou graças às missões sociais da Revolução Bolivariana. | CJ Atkins / Mundo das Pessoas

A OEA reuniu-se em 14 de abril e adotou uma resolução expressando preocupação com “a alteração da ordem constitucional na Venezuela”.

Nesse mesmo dia, a Conselheira de Segurança Nacional, Condoleezza Rice, advertiu arrogantemente Chávez “para endireitar o seu próprio navio”, que, segundo ela, “tem estado a mover-se na direcção errada há bastante tempo”. (Chávez venceu o seu mandato presidencial de seis anos com 59% do voto popular; Bush perdeu o voto popular em 2000 e foi empossado pelo Supremo Tribunal.)

A Venezuela deu o único voto contra o acordo da Área de Livre Comércio das Américas e tem relações estreitas com Cuba socialista, refletindo a independência política de Chávez. A petrolífera estatal venezuelana envia 1,6 milhão de barris de petróleo diariamente para os Estados Unidos. Chávez colocou a Venezuela em estreita harmonia com a OPEP ao cobrar aos EUA um preço de mercado justo pelo petróleo, enfurecendo a administração Bush.

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. No Mundo das pessoas, acreditamos que as notícias e informações devem ser gratuitas e acessíveis a todos, mas precisamos da sua ajuda. Nosso jornalismo é livre de influência corporativa e de acesso pago porque contamos com total apoio do leitor. Só vocês, nossos leitores e apoiadores, tornam isso possível. Se você gosta de ler Mundo das pessoas e as histórias que trazemos para você, apoie nosso trabalho doando ou tornando-se um mantenedor mensal hoje mesmo. Obrigado!


CONTRIBUINTE

Fred Gaboury


Fonte: www.peoplesworld.org

Deixe uma resposta